Quais são os verbos principais?

Perguntado por: rsantos4 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Verbos principais são verbos que não necessitam de outros verbos para transmitir a totalidade da ação verbal.
...
Verbos principais

  • correr;
  • brincar;
  • estudar;
  • participar;
  • escorregar.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

O núcleo do sujeito é a sua palavra principal e mais importante. É importante referir que um sujeito simples não é necessariamente representado por apenas uma palavra ou por um termo flexionado no singular. Exemplos de sujeito simples: Paulo comprou uma bicicleta.

Nas locuções verbais, devem ser flexionados apenas os verbos auxiliares, e o verbo principal sempre indica a forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.

1. Infinitivo (amar, fazer, partir, comemorar, por, ser, ir) - esta forma verbal representa o nome do verbo, como nos referimos a ele, ou seja, sem nenhuma conjugação.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

Exemplos: chover, trovejar, ventar. Unipessoais, quando os verbos indicam vozes dos animais e são conjugados na terceira pessoa do singular ou do plural. Exemplos: ladrar, miar, surtir. Pessoais, quando os verbos têm sujeito, mas não são conjugados em todas as pessoas.

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Os verbos flexionam-se em número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. As orações e os períodos desenvolvem-se em torno de um verbo.

No predicado nominal o núcleo do predicado é um nome, o qual exerce a função de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito é um termo que dá significado, atributo, característica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo é conectado ao sujeito sempre através de um verbo de ligação.

Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.