Quais são os verbos no pretérito imperfeito?

Perguntado por: egonzaga9 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Verbos regulares da 1.ª conjugação

Verbo estudarVerbo trabalhar
(eu) estudava (tu) estudavas (ele) estudava (nós) estudávamos (vós) estudáveis (eles) estudavam(eu) trabalhava (tu) trabalhavas (ele) trabalhava (nós) trabalhávamos (vós) trabalháveis (eles) trabalhavam

Ele é constituído pelo verbo auxiliar "ter" conjugado no presente do indicativo e um verbo principal no particípio (-ado, -edo, -ido): Exemplo: Eu tenho andado feliz esse mês. Observe que esse tempo verbal, quando é composto, pode ser conjugado no modo subjuntivo.

dizer

  1. Presente. eu. digo. dizes. diz. dizemos. dizeis. dizem.
  2. Pretérito Perfeito. eu. disse. disseste. disse. dissemos. dissestes. disseram.
  3. Pretérito Imperfeito. eu. dizia. dizias. dizia. dizíamos. dizíeis. diziam.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. dissera. disseras. dissera. disséramos. disséreis. disseram.
  5. Futuro. eu. direi. dirás. dirá diremos. direis.

Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito (simples) - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado.

1ª conjugação: -ar – falar, andar, estudar etc. 2ª conjugação: -er – comer, beber, agradecer etc. 3ª conjugação: -ir – partir, subir, fingir etc.

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Pretérito imperfeito: tinha, tinhas, tinha, tínhamos, tínheis, tinham. Pretérito perfeito: tive, tiveste, teve, tivemos, tivestes, tiveram. Pretérito mais-que-perfeito: tivera, tiveras, tivera, tivéramos, tivéreis, tiveram.

Pretérito perfeito do indicativo: Indica acontecimento no passado em determinado momento. As desinências são estas: i, ste, u, mos, stes, ram. O pretérito perfeito do indicativo forma o pretérito mais-que-perfeito do indicativo, o futuro do subjuntivo e o pretérito imperfeito do subjuntivo.

Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Na terça-feira eu visitei meus avós paternos. Os alunos aprenderam essa matéria na semana passada. O primeiro dentinho da minha filha nasceu ontem.

Terminações do pretérito perfeito do indicativo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -ei. (Tu) radical + -aste. (Ele) radical + -ou. (Nós) radical + -amos ou -ámos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -i. (Tu) radical + -este. (Ele) radical + -eu. (Nós) radical + -emos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

Devia está conjugado no pretérito imperfeito do indicativo. Deveria está conjugado no futuro do pretérito do indicativo. Dever significa ter de, precisar, necessitar, carecer, agradecer, ter que.

Frequentemente, ele remete aos desejos, vontades, imaginação ou sentimentos do falante. Vejamos alguns exemplos de empregos do pretérito imperfeito do subjuntivo: Dona Maria esperava que o neto chegasse em casa com segurança. Nenhum dos filhos tinha segredos que não contassem à mãe.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Resposta verificada por especialistas
Os acontecimentos narrados com o uso de verbos conjugados no pretérito imperfeito são aqueles usados em narrativas que possuem pano de fundo ou cenário e/ou marca ações rotineiras no passado.

O pretérito mais-que-perfeito do indicativo é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado. Ele é geralmente utilizado em situações formais ou em textos literários. Exemplos de frases: Diogo falara de seus pais.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Terminações do pretérito imperfeito do subjuntivo (verbos regulares)

  1. ª conjugação (-ar) (Eu) radical + -asse. (Tu) radical + -asses. (Ele) radical + -asse. (Nós) radical + -ássemos. ...
  2. ª conjugação (-er) (Eu) radical + -esse. (Tu) radical + -esses. (Ele) radical + -esse. (Nós) radical + -êssemos. ...
  3. ª conjugação (-ir)

O pretérito imperfeito do indicativo se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Expressando, assim, uma ideia de continuidade e de duração no tempo.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

O pretérito mais-que-perfeito composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” (ou “haver” na linguagem formal) no pretérito imperfeito, seguido do particípio passado do verbo principal: Exemplo: Verbo telefonar: nós tínhamos telefonado.

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.