Quais são os verbos no infinitivo?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O infinitivo pessoal, em suma, se refere a uma pessoa (sujeito) e, assim, varia em número e pessoa. Exemplo: O jeito é eu fazer o que a mãe pediu.

A palavra foi é flexão verbal dos verbos: IR, SER.

Com os verbos deixar, fazer, mandar, ver, ouvir e sentir, o infinitivo fica no singular, mesmo que haja mais de um sujeito na frase: Deixai vir a mim as criancinhas. / Mandei-os começar o serviço. / Senti-os exalar o último suspiro. / Faça-as sair depressa. / Vi tantos homens perder o juízo. / Ouviu os mestres explicar ...

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Quais são os tempos no modo indicativo? O modo indicativo apresenta seis tempos verbais distribuídos entre passado, presente e futuro: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Resposta verificada por especialistas
Os infinitivos dos verbos são: a) Chegarei: chegar.

Por sua própria essência e natureza, o infinitivo é uma expressão verbal que não comportaria flexão – é o chamado infinitivo impessoal. A língua portuguesa tem a peculiaridade de poder (e às vezes dever) flexionar o infinitivo, que passa a ser chamado de infinitivo pessoal.

Está correto dizer 'vou ir'?
De acordo com professor Pasquale, apesar de causarem certo estranhamento, as frases estão corretas e constam em diversos registros.

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Imperativo afirmativo e Imperativo negativo

Imperativo afirmativoImperativo negativo
Ordem, comando:Faz como eu falei.Não abras a porta!
Exortação, um conselho:Peça!Não te atrases.
Convite, uma solicitação:Vem! Revela a tua astúcia.Não venhas hoje.
Súplica:Deixa-me ir.Não me deixes sozinho.

Sou vem do verbo ser. O mesmo que: existo, aconteço, vivo, faço, relaciono, significo, represento, estou.

É preciso dizer que alguns verbos não indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Assim, podem apontar, por exemplo, uma ocorrência (“acontecer”). Por conseguinte, a melhor maneira de identificar um verbo é por meio de suas flexões. Leia também: O que é e como identificar o adjetivo em uma frase ou oração.

Resposta verificada por especialistas. Não, a palavra "não" é um advérbio de negação. O advérbio é uma classe de palavras que possui como objetivo modificar um substantivo, adjetivo, verbo ou até mesmo outro advérbio dando a esta palavra uma circunstância específica, que pode ser de tempo, modo, lugar etc.

A língua portuguesa é riquíssima em vocábulos e existem, aproximadamente, cerca de onze mil verbos, divididos em três subgrupos chamados de conjugações.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.