Quais são os verbos na terceira pessoa?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

c) A terceira pessoa verbal relaciona-se com a terceira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais ele / ela (singular) e eles / elas (plural). Dessa forma, no discurso em terceira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com a pessoa de quem se fala. Exemplo: Ele estuda muito.

A terceira pessoa se refere àqueles "de fora". Você escreve sobre alguém ou usando o nome dele ou com os pronomes de terceira pessoa. Esses pronomes incluem: ele, ela, dele, dela, eles, aqueles, deles, seu(s)/sua(s). Os nomes de outras pessoas também são considerados apropriados.

Lembre-se de que a terceira pessoa é aquela em que usamos ele, ela, eles e elas, enquanto a primeira é marcada por eu. Por exemplo: não escreva "Eu cheguei à cidade em um dia frio e chuvoso", e sim "Ela chegou à cidade em um dia frio e chuvoso" ou "Alice chegou à cidade em um dia frio e chuvoso".

1. O verbo ver tem estas conjugações no presente: ele vê (com acento), eles veem (sem acento, segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Exemplos: Ele vê os filhos aos sábados. Eles veem o pai uma vez por semana.

As chamadas pessoas do discurso se definem pelo seu posicionamento frente ao ato comunicativo, ou seja: primeira, representando aquela que fala (eu/nós); segunda, representando aquela com quem se fala (tu/vós/você, o senhor); e a terceira, demarcada por aquela de quem se fala (ele/eles/ela/elas).

Existem verbos regulares, irregulares, significativos, de ligação, anômalos, auxiliares, pronominais, reflexivos, abundantes, defectivos, impessoais, unipessoais, transitivos e intransitivos.

E o narrador na terceira pessoa se refere às personagens como "ele, ela, eles, elas", e ele nunca vai ser um personagem da história, mas a gente pode colocar ele em duas categorias, observador ou onisciente, ou seja, que só observa a história, ou que sabe tudo, inclusive os pensamentos do personagem.

conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

As pessoas do verbo variam em número, havendo três pessoas do singular (eu, tu, ele) e três pessoas do plural (nós, vós, eles).
...

  1. ª pessoa do singular: eu - Indica que existe um emissor.
  2. ª pessoa do singular: tu - Indica que existe um ouvinte.
  3. ª pessoa do singular: ele - Indica que existe uma pessoa assunto.

Exemplos: chover, trovejar, ventar. Unipessoais, quando os verbos indicam vozes dos animais e são conjugados na terceira pessoa do singular ou do plural. Exemplos: ladrar, miar, surtir. Pessoais, quando os verbos têm sujeito, mas não são conjugados em todas as pessoas.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Substitua expressões como “eu acho”, “na minha opinião”, “do meu ponto de vista” etc., por outras mais gerais, como “é bom lembrar”, “é preciso considerar”, “é importante”, “convém observar”, entre muitas outras; 2. Evite ao máximo o uso da primeira pessoa do singular.

Trocar o “eu” por “você” ou “ele/ela” enquanto se refere a si mesmo faz com que criemos algo chamado de distância psicológica. Seria como se esses sentimentos ruins estivessem acontecendo com outra pessoa, sendo portanto mais fácil de analisarmos como se estivéssemos de fora daquela situação.