Quais são os veículos que têm livre parada e estacionamento?

Perguntado por: amaldonado2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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Os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme ...

– os veículos especiais destinados ao transporte de valores; – os veículos destinados ao serviço de escolta, quando registrados em órgão rodoviário para tal finalidade; – os veículos especiais destinados ao recolhimento de lixo a serviço da Administração Pública.

A espécie do veículo é uma das formas de classificação, relacionada à sua utilidade, ou seja, para que o veículo serve, sendo previstas sete espécies diferentes: de passageiros, de carga, misto, de competição, de tração, especial e de coleção.

PARADA – imobilização do veículo com a finalidade e pelo tempo estritamente necessário para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. ESTACIONAMENTO – imobilização de veículos por tempo superior ao necessário para embarque ou desembarque de passageiros.

Veículos circulando na rodovia. Veículos contornando a rotatória. Nas demais interseções, a preferência é do veículo à direita do condutor. Há apenas uma exceção para a norma geral de preferência de passagem: veículos que se deslocam sobre trilhos terão sempre a preferência em relação aos demais.

De acordo com a Resolução nº 302/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “fica vedado destinar parte da via para estacionamento privativo de qualquer veículo em situações de uso não previstas nesta resolução”.

Não existindo placa que regulamente ou proíba o estacionamento, não é proibido o estacionamento do lado esquerdo na via de sentido único (exceto rodovias). Logo, se não tiver sinalização, em uma via de mão única pode-se estacionar de qualquer lado. Se houver sinalização, apenas no permitido.

Sobre faixa de pedestre, ciclovia, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público. Fila dupla. Cruzamento de vias. Viadutos, pontes e túneis.

O serviço público propriamente dito é aquele indispensável a sobrevivência do Estado e do grupo social a que é dirigido. Por isso, são serviços privativos do Poder Público. É o caso, por exemplo, da defesa nacional. Em contraposição, o serviço público de utilidade pública é aquele que facilita a vida do indivíduo.

São os serviços reconhecidos pelo poder público, que disponibilizam ao público em geral a prestação de serviços de interesse do cidadão mediante, dentre outras formas, a utilização de código de acesso telefônico de fácil memorização no formato tridígito.

Art. 3º Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, referidos no inciso VIII do art. 29 do Código de Trânsito Brasileiro, identificam-se pela instalação de dispositivo, não removível, de iluminação intermitente ou rotativa, e somente com luz amarelo-âmbar.

Os veículos mistos são aqueles que podem transportar tanto cargas quanto passageiros. Ou seja, eles possuem tanto espaço para transportar passageiros com conforto quanto contam com mais espaço para levar cargas do que um carro feito para o transporte de passageiros, apenas.

Podemos definir um carro utilitário como o modelo que tem capacidade de transportar pessoas e cargas ao mesmo tempo. Em suas várias versões, podem se apresentar com carroceria aberta, carroceria fechada, furgão e até SUV, exercendo bem a sua função tanto para trabalho quanto para passeio.

Caminhonete ou camionete é o veículo de carga com peso de transporte não superior a 3.500kg e que possui uma área aberta de carga separada da cabine. É o que chamamos de picape.

A parada cardíaca pode ser causada por quatro ritmos: Fibrilação Ventricular (FV), Taquicardia Ventricular Sem Pulso (TVSP), Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP) e Assistolia.

Capítulo III - DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA
Quando proibido o estacionamento na via, a parada deverá restringir-se ao tempo indispensável para embarque ou desembarque de passageiros, desde que não interrompa ou perturbe o fluxo de veículos ou a locomoção de pedestres. Parágrafo único.

XIX - em locais e horários de estacionamento e parada proibidos pela sinalização (placa - Proibido Parar e Estacionar): Infração - grave; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção do veículo.

A gente vai deixar tudo mais claro. A vez no trânsito, ou seja, quem deve passar primeiro será sempre os veículos investidos dentro do conceito de prioridade, quando estes estiverem em atuação, prestando um serviço de urgência. Caso contrário, a regra funciona para eles como para qualquer outro veículo no trânsito.