Quais são os valores e princípios pessoais?

Perguntado por: lzaganelli . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os valores pessoais são formados por aquilo que é importante para nós, guiando nossas ações, metas, vontades e relacionamentos pessoais e profissionais. Estar alinhado com eles, traz efeitos positivos para nosso dia a dia, garantindo que nossos sentimentos estão alinhados com nossas ações.

O que são princípios de uma pessoa
Esses princípios têm um valor universal, ou seja, enquanto os valores descrevem cada pessoa de maneira particular em sua individualidade e características, este sistema normativo é educativo do ponto de vista geral.

Exemplos de valores humanos

  1. Respeito. O respeito é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. ...
  2. Honestidade. A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. ...
  3. Humildade. ...
  4. Empatia. ...
  5. Senso de justiça. ...
  6. Educação. ...
  7. Solidariedade. ...
  8. Ética.

Os 7 princípios fundamentais são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade: sete Princípios Fundamentais resumem a ética do Movimento, constituindo a essência do seu enfoque para ajudar as pessoas afetadas por conflitos armados, desastres naturais e outras situações ...

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem: honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.

Princípios e valores são as diretrizes, normas e qualidades que orientam os pensamentos e os hábitos de qualquer pessoa e que são espelhados em outras pessoas, situações e exemplos.

No linguajar popular é comum ser dito: fulano é uma pessoa de princípios! Este simples adjetivo dirigido a alguém, significa que determinada pessoa possui atributos morais e éticos que pautam a sua conduta como ser humano.

Incluem os princípios políticos-constitucionais (ou fundamentais) e os princípios jurídicos-constitucionais. Os princípios políticos-constitucionais são os valores do estado democrático de Direito (respeito aos direitos e garantias fundamentais).

Valores morais são princípios que orientam a conduta das pessoas numa sociedade. Os valores morais dizem respeito ao bem, em oposição ao mal, ou ao correto, em oposição ao errado. Assim, dizemos que certas atitudes são aceitas moralmente porque estão em conformidade com certos princípios – os valores morais.

Por exemplo: liberdade, igualdade, respeito, educação e justiça.

Os três princípios básicos da lógica. Um raciocínio precisa estar alinhado com três princípios básicos para que possa ser considerado lógico. Esses princípios são: princípio da identidade, princípio da não contradição e princípio do terceiro excluído.

II – a cidadania; III – a dignidade da pessoa humana; IV – os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V – o pluralismo político.”

É o conjunto de características e traços particulares que caracterizam um indivíduo, e não sofre influência do meio.

Os 6 princípios de influência de Robert Cialdini

  1. PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE. ...
  2. PRINCÍPIO DA CONSISTÊNCIA. ...
  3. PRINCÍPIO DA AMIZADE OU AFINIDADE. ...
  4. PRINCÍPIO DA ESCASSEZ. ...
  5. PRINCÍPIO DA AUTORIDADE. ...
  6. PRINCÍPIO DO CONSENSO.