Quais são os valores do trabalho?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

De acordo com Porto & Tamayo (2003), os valores do trabalho são: Realização, Relações sociais, Prestígio e Estabilidade.

Pense em como valores pessoais, como honestidade e responsabilidade, por exemplo, podem lhe fazer ter mais sucesso no trabalho, ao se configurar como um profissional de confiança. Além disso, é certo que um colaborar é mais feliz quando seus valores pessoais estão alinhados aos valores da empresa em que trabalha.

Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização que determinam a forma como estas se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente. Existem diversos tipos de valores: estéticos, religiosos, éticos, profissionais, familiares etc.

Entendemos por valores humanos o conjunto de regras de convívio social que, embora, não estejam registradas, como ocorre com as leis, estão implícitas. O amor, a amizade, a bondade, a confiança, a fraternidade, a honra, entre tantos outros valores fazem parte dessa lista que está presente na natureza do ser humano.

Esses valores podem informar como as pessoas interagem (humildade, respeito, honestidade), o foco do trabalho de uma pessoa ou empresa (engenhosidade, criatividade, dados orientados) ou as responsabilidades individuais que uma pessoa terá (consistência, qualidade, confiabilidade).

Enquanto princípios são pressupostos universais que definem regras essenciais que beneficiam um sistema maior que é a humanidade, valores são regras individuais que orientam, como bússolas internas as relações, as decisões e as ações.

Valores pessoais são as coisas que são importantes para nós, as características e comportamentos que nos motivam e guiam nossas decisões. Por exemplo, talvez você valorize a honestidade. Você acredita em ser honesto sempre que possível e acha importante dizer o que realmente pensa.

Valores compartilhados levam a melhores relacionamentos e maior desempenho e produtividade, enquanto uma incompatibilidade pode dificultar que os profissionais trabalhem juntos e de forma colaborativa em direção a objetivos comuns, Essa desconexão em relação aos valores, impacta negativamente o moral, a criatividade, a ...

O ponto é simples: O PROFISSIONAL VALE AQUILO QUE ELE CONSEGUE REALIZAR! Numa análise um pouco mais elaborada, vemos que são quatro as características que compõem o valor de um profissional: Conhecimento técnico, relacionamento, realização e imagem. O CONHECIMENTO técnico é um dos pilares da vida profissional.

Empresas que entendem e valorizam a importância das relações humanas no trabalho, tendem a criar um clima favorável de compreensão, respeito e empatia entre os colaboradores. Isso faz com que os funcionários se sintam reconhecidos, motivados e, consequentemente, dispostos a fazer com que o negócio cresça cada vez mais.

Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.

Os valores humanos são normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. Os valores são construídos socialmente e vão orientar as decisões e garantir alguns princípios que regem as ações e, consequentemente, a vida humana.

O que são valores de uma empresa? Os valores de uma empresa são, em essência, suas crenças, filosofia e princípios que orientam negócios e atividades. São a motivação, o direcionamento, o posicionamento, o agir com foco nos objetivos e com ética.

De acordo com Aristóteles, os valores éticos são os seguintes: coragem, temperança, liberdade, magnanimidade, mansidão, franqueza e justiça. Para Aristóteles, o ser humano moral, virtuoso, é aquele que consegue transformar a boa conduta, em um hábito na sua vida.

Os valores morais são juízos construídos socialmente, fundamentados na ideia do bem, do que é certo ou errado. O conjunto desses juízos é chamado de moral - um conhecimento comum aos indivíduos de um determinado grupo, que orienta seus sentimentos e ações.

Os valores éticos se diferenciam dos valores morais porque a Ética e a Moral são diferentes. De modo resumido, a moral são os costumes de uma comunidade e a ética é a reflexão sobre os costumes. Os valores morais são a expectativa que a comunidade tem sobre a ação dos indivíduos que a compõem.

As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações. Ética e moral têm a ver, respectivamente, com os princípios coletivos e individuais.

7 princípios bíblicos para trabalhar com as crianças diariamente

  • Princípio do caráter. ...
  • Princípio da mordomia. ...
  • Princípio da semeadura e colheita. ...
  • Princípio do autogoverno. ...
  • Princípio da soberania. ...
  • Princípio da individualidade. ...
  • Princípio da aliança.