Quais são os três tipos principais de RNA?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.

Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.

Nesse processo, o RNAm é lido nos ribossomos, e o RNAt carrega os aminoácidos necessários para formar a proteína. Podemos afirmar, portanto, que o RNA é uma molécula intermediária na síntese proteica, pois garante que o DNA seja traduzido em proteínas.

RNA Mensageiro (RNAm): junto com o RNAr ribossômico, o RNAm mensageiro também fornece auxílio na síntese proteica, com a orientação da ordem de aminoácidos para a formação das proteínas. Também é o responsável por transportar as informações genéticas provenientes do DNA do núcleo da célula até o citoplasma.

O RNA ribossômico participa da formação dos ribossomos, o RNA mensageiro possui a sequência de bases que guiam a síntese e o RNA transportador carrega os aminoácidos que serão usados na formação de uma nova proteína.

Características do RNA
sua principal função é produzir proteínas; são formados por riboses, fosfatos e bases nitrogenadas; é formado por uma cadeia simples (uma só fita); pode ser classificado em RNA mensageiro, RNA ribossômico e RNA transportador.

Resposta. Resposta: Existem três classes de RNA: o RNA ribossômico, o RNA transportador e o RNA mensageiro.

É sintetizado a partir de uma cadeia molde de DNA e ribonucleotídeos livres através do processo de transcrição gênica. Os segmentos do DNA molde para a síntese do RNAm localizam-se em diversos cromossomos das células, na maioria das vezes separados por longos segmentos de DNA não codificante.

Para que a síntese de proteínas ocorra, é necessária a ação do RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA): rRNA - Esse RNA é responsável por formar os ribossomos, o local onde ocorre a síntese proteica.

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

É devido a isso que ele pode ser encontrado tanto no núcleo celular de organismos eucariotos e na região do nucleóide dos procariotos, locais em que ele é sintetizado, como também pode ser encontrado no citoplasma, onde a síntese proteica acontece.

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

O DNA pode existir em muitas formações diferentes. As formações mais comuns são: DNA-A, DNA-B, DNA-C, DNA-D, DNA-E, DNA-H, DNA-L, DNA-P, e DNA-Z. Porém, só as formações de DNA A, B e Z foram encontradas em sistemas biológicos naturais.

Exemplos destas vacinas

  • Moderna/NIH.
  • Pfizer/BioNTec.
  • CureVac.

Em organismos eucariontes, a molécula de DNA é encontrada no núcleo celular e nas organelas chamadas de mitocôndrias. Já nos organismos procariontes, esse material está presente de maneira dispersa no citoplasma da célula.

O RNA ribossômico (RNAr) é sintetizado em segmentos de DNA de locais específicos de certos cromossomos, em áreas denominadas regiões organizadoras de núcleo.

Para um mRNA ser transportado através de um NPC, ele deve ser marcado com um fator de exportação nuclear, um tipo de tag proteico bem pequeno. Essa tag é como um ticket que permite que o mRNA entre no canal central de transporte do NPC.

RNA significa ácido ribonucleico e, como o DNA, os nucleotídeos de RNA contêm três componentes: Uma base nitrogenada. Um açúcar de cinco carbonos.

- RNA ribossômico (RNAr): é responsável, juntamente a algumas proteínas, pela formação dos ribossomos, que são organelas relacionadas à síntese de proteínas. - RNA mensageiro (RNAm): é constituído por um filamento simples que contém sequências de bases nitrogenadas. Cada sequência de três bases é chamada de códon.

Trata-de do elemento que está entre o DNA e a produção de proteínas, ou seja, o DNA se reestrutura para formar o RNA, que por sua vez codifica a produção de proteínas. A estrutura do RNA é formada por: Ribonucleotídeos: ribose, fosfato e bases nitrogenadas. Bases púricas: adenina (A) e guanina (G).