Quais são os três tipos de verbo?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Os verbos são palavras responsáveis por indicar ação, estado e fenômenos da natureza. Verbos de 1ª conjugação: terminados em -ar; Verbos de 2ª conjugação: terminados em -er; Verbos de 3ª conjugação: terminados em -ir e em -or.

O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

Verbos transitivos são os verbos que precisam ser acompanhados por complemento, pois não conseguem transmitir uma informação completa sozinhos. Exemplo: Tenho prova amanhã. Dizer “eu tenho” é muito vago. O verbo ter precisa de um complemento.

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

Em relação a isso, podemos falar que existem 2 tipos de verbos: nocionais: aqueles têm conteúdo semântico, um significado claro. De modo geral, são os que exprimem ação, existência, desejo; de ligação: são aqueles que exprimem estado ou mudança de estado.

Os verbos auxiliares são aqueles que auxiliam na conjugação de outros verbos e por isso recebem esse nome. Eles se unem ao verbo principal na formação dos tempos compostos e das locuções verbais. Os principais verbos auxiliares no português são o ser, o estar, o ter e o haver.

Verbos declarativos ou que dão sentido de dizer (dicendi) são geralmente usados após declarações e citações. Prefira verbos neutros, como dizer, afirmar e declarar. Ex.: "É possível gerar desenvolvimento sem prejudicar o meio ambiente", disse a coordenadora.

São exemplos de VL: ser, estar, continuar, parecer, tornar-se, virar, andar, ficar, encontrar-se, viver e permanecer.

Verbos significativos indicam uma ação. Verbos de ligação não indicam uma ação, apenas um estado, ligando uma característica ao sujeito.

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

O que são as conjugações dos verbos? Conjugação verbal é a flexão de um verbo em todos os seus modos, tempos, pessoas, números e vozes. Aparece estruturada numa ordem convencionada.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.