Quais são os três tipos de valsa?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Valsa Figurada: Caracterizada pela execução rígida de elementos em figuras. Cross-Step Waltz: Tempo lento e caracterizada pelo primeiro passo sendo cruzado em ambos os dançarinos. Valsa Escandinava: Pode ser devagar ou rápida, mas é caracterizada pelos dançarinos estarem sempre em rotação.

Qual era o antigo nome da valsa? Ela era dançada na música folclórica denominada “Volte”, mas curiosamente, naquela mesma época e com o mesmo nome de “La Volta”, existia uma dança folclórica italiana, cuja contagem musical era 3/2, também um tipo de compasso ternário.

Existem dois tipos de Valsa: Inglesa e Vienense. São ambas danças clássicas, com compasso ternário, progressivas e por isso dançadas em torno da pista de dança.

A música de hoje é sua mais famosa valsa: Danúbio Azul.

Com o passar do tempo, a valsa se espalhou por toda a Europa e se tornou uma dança popular entre todas as classes sociais. No século XIX, a valsa ganhou ainda mais destaque, principalmente com a contribuição de compositores como Johann Strauss II.

A dança que é popularmente conhecida como valsa é na verdade a valsa inglesa ou lenta, dançada a aproximadamente 90 batidas por minuto com 3 batidas até o compasso (o padrão internacional de 30 compassos por minuto ), enquanto a valsa vienense é dançada a cerca de 180 batidas (58-60 compassos) por minuto.

QUAL A VALSA MAIS TOCADA EM CASAMENTOS?

  • Danúbio Azul, de Johann Strauss II.
  • Valsa do Amor, de Camille Saint-Saëns.
  • Valsa do Imperador, de Johann Strauss II.
  • Valsa das Flores, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.
  • A Bela Adormecida, de Pyotr Ilyich Tchaikovsky.

Afirma-se que, por volta de 1750, nas regiões da Bavária, Tyrol e Styria (hoje Alemanha/Áustria) surgiu uma dança de nome Walzer, onde os casais ficavam em uma posição fechada, um de frente para o outro, e assim como La Volta, tem por significado “girar”.

A valsa, que começou na Áustria no século XVIII, se propagou por várias regiões do mundo e adquiriu características próprias em cada cultura. No Brasil, ela chegou ainda no início do século XIX, com a transferência da Família Real Portuguesa.

Johann Strauss (filho) (1825-1899) foi um importante músico, compositor e regente austríaco. É o autor da famosa obra clássica, a valsa “Danúbio Azul”. Recebeu a glorificação popular com o título de “O Rei da Valsa”. Johann Strauss (filho) nasceu em Viena, Áustria, no dia 25 de outubro de 1825.

Instrumentação: 3 flautas, 2 oboés, 2 clarinetes, 2 fagotes, 4 trompas, 2 trompetes, 3 trombones, tuba, tímpanos, percussão, harpa, cordas. Foram traçadas por Liszt as diretrizes fundamentais do poema sinfônico.

Hoje em dia, a valsa continua sendo muito dançada por meninas que curtem o estilo mais clássico e tradicional da festa de 15 anos. Tradicionalmente o primeiro par é seu pai, depois a valsa é dançada com avôs, amigos, outros entes queridos e com o príncipe.

A dança é geralmente a primeira dança nas rodadas da competição de Dança Esportiva. É dançado exclusivamente na posição fechada,(com contato corporal entre os atletas) ao contrário do seu estilo americano que não tem contato.

A valsa chegou ao Brasil por volta da década de 1830, seguindo o modelo europeu. A partir de 1870, quando surge o choro, os músicos brasileiros passam a imprimir novas características às composições. Dessa forma, a valsa tornou-se um gênero da música popular.

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

A dança tão característica que define a valsa tem um de seus primeiros registros nas festas populares da Áustria. Porém, sua aceitação mais ampla por parte da sociedade se deu no início do século XIV, mais precisamente em 1814, durante o Congresso de Viena.

A valsa foi originada no século XVI na região da Provence, na França, a partir de uma dança chamada La Volta.