Quais são os três tipos de tênis?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Tênis: as diferenças entre os principais tipos de quadra - Jornalismo Júnior. O tênis é praticado, majoritariamente, em três tipos diferentes de piso: Saibro, grama e a chamada quadra rápida (fast) ou dura.

Existem três tipos principais de superfícies para a prática do tênis: quadras de piso duro (rápida), de saibro e de grama.

A principal diferença é a forma como a bolinha quica em cada piso. Parece pouca coisa, mas quem joga tênis sabe que isso pode mudar o jeitão da partida. Exagerando um pouco, é como se cada piso abrigasse um esporte diferente.

Cada jogador fica de um lado e tem por objetivo impedir que a bola quique no seu lado mais de uma vez. Quando isso acontece, o ponto é vencido pelo adversário. Ou seja, o esporte consiste em usar a raquete para transferir a bola para o adversário, dando-o a responsabilidade de evitar o segundo quique.

Quadra de tênis ou campo de ténis ou court é o local onde se joga tênis. Se trata de uma área superfície retangular cruzada ao meio por uma rede baixa. A quadra deve estar preparada e marcada para praticar tanto em simples e para duplas.

Nike Air Max TW, o tênis do Brasil na Copa do Mundo
A fornecedora parece ter seguido o sucesso do Air Max Plus no Brasil, de silhueta popularmente conhecida como “TN”.

Tênis é um esporte praticado entre dois oponentes ou duas duplas de oponentes em uma quadra dividida por uma rede, onde os jogadores usam raquetes para rebater uma pequena bola de um lado para o outro.

6 Benefícios do tênis de quadra

  1. Emagrecimento. Se o seu objetivo é perder peso, o tênis de quadra pode ser uma excelente ideia. ...
  2. Musculatura. Durante a prática do tênis de quadra, você exercita uma série de músculos do corpo. ...
  3. Saúde cardiovascular. ...
  4. Coordenação motora. ...
  5. Disciplina. ...
  6. Reflexos.

As quadras de tênis são divididas ao meio por uma rede com 0,914 m de altura, considerando o centro. Ela é suspensa por um cabo ligado a dois postes de 1,07m de altura, um em cada canto da quadra.

As quadras de saibro são as que provocam um jogo mais lento, pois as partículas de terra diminuem um pouco a velocidade da bola. Esse jogo mais lento, beneficia os jogadores menos agressivos que ficam mais tempo batendo bolas do fundo da quadra.

Apesar do nome da anterior, a grama é a quadra mais rápida do tênis, devido à superfície macia criada pelo piso. A bola apresenta um baixo quique e certo deslizamento (que causa irregularidade da trajetória).

Ganha o set o primeiro que conquistar 6 games, com pelo menos dois pontos de diferença do adversário. Ganha o jogo o atleta que vencer a “melhor de três” ou “melhor de cinco” sets.

São elas Horizontal tipo 1 e 2, Vertical e Encraves, que podem ser subdivididas em outras subcategorias como se tem a seguir: Horizontal tipo 1 – corresponde a quadra padrão urbana, subdividida em pequenos, médios e grandes lotes e está ocupada por construções de tamanhos diversos, mas todas com não mais de 3 andares.

Acredita-se que os antigos jogos praticados, com bola, pelos egípcios, gregos e romanos, tenham sido os precursores do jogo de tênis. As origens mais próximas da forma atual do jogo surgiram na França, no século XIII ou XIV através do ¨Le Jeu de Paume¨ (jogo com a palma da mão).

Ingleses e franceses trouxeram a tradição do esporte para a colônia portuguesa, espalhando a prática do esporte pelo Rio de Janeiro e São Paulo.

Ao contrário de outros esportes, como o futebol e o basquete, o tênis não tem limite de tempo para a duração de uma partida. O que determinará o fim de um jogo será quando um jogador ou uma dupla atingir a pontuação necessária para a vitória.

A principal diferença entre eles é a velocidade que proporcionam quando a bola quica. Independentemente do tipo de piso utilizado, a regra do tênis não prevê qualquer mudança em relação à rede, mantendo sempre a característica de ser mais baixa no seu ponto central.

Basicamente, você precisa cruzar a bolinha por cima da rede e atingir o quadrado oposto do lado adversário. É assim que funcionam as regras do tênis. Ou seja, o primeiro cuidado na hora de sacar é com o posicionamento do corpo.

Esse esporte é praticado individualmente ou em duplas, e o objetivo é rebater a bola para a quadra adversária até que seu oponente não consiga rebatê-la de volta. Os instrumentos necessários para a prática são a bola e a raquete.

O Tênis Lado B foi desenvolvido para facilitar o calçar principalmente das pessoas que apresentam restrição de movimento do pé e tornozelo ou que fazem o uso de órtese ou prótese.