Quais são os três tipos de reflexão filosófica?

Perguntado por: odinis . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Rigorosa–sistemática, metódica ; Visão de Conjunto –totalidade.

As Exigências da Reflexão Filosófica
Para que uma reflexão possa ser adjetivada de filosófica é preciso que se satisfaça uma série de exigências que vou resumir em apenas três requisitos: a radicalidade, o rigor e a globalidade.

A filosofia é uma maneira de pensar e é também uma postura diante do mundo. Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata.

Para a filosofia, a reflexão é o processo de meditar ou de considerar algo de forma profunda. Para fazer uma reflexão sobre um tema, primeiramente é necessário estudar bastante sobre esse tema. Desse modo, a pessoa consegue ter uma posição quanto a um e outro tema.

Contudo, Saviani (2004) esclarece que a reflexão filosófica possui exigências, devendo responder a três requisitos: a radicalidade indo às raízes da questão até seus fundamentos; a rigorosidade procedendo com rigor, segundo métodos determinados, e a globalidade examinando os aspectos do problema em relação aos demais ...

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

Estética, ética, metafísica, astronomia, biologia e filosofia foram alguns dos temas e dos campos de interesse do pensador grego Aristóteles, ainda no século IV a.C. Muitas de suas reflexões foram pioneiras e serviram como ponto de partida para os conhecimentos atuais.

criticidade, radicalização e universalidade.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.

Os principais temas abordados pela filosofia são: a existência e a mente humana, o saber, a verdade, os valores morais, a linguagem, etc. O filósofo é considerado um sábio, sendo aquele que reflete sobre essas questões e busca o conhecimento através da filosofia.

A Reflexão Crítica é tomar consciência, examinar, analisar os fundamentos ou razões de algo que iremos fazer ou mesmo do que os outros estão fazendo. Então podemos dizer que Refletir Criticamente é a atitude de investigar o que está se fazendo ou como, e mesmo por que, temos que proceder de uma determinada forma.

Na reflexão filosófica tem-se a predominância da razão, visto que a mesma é vista como a única forma de se chegar ao conhecimento pleno sem distorções. Para se obter a reflexão filosófica deve-se desligar de emoções e prazeres mundanos, para que se tenha êxito total ao se refletir em termos de filosofia.

Ceticismo e dogmatismo
Segundo o filósofo Immanuel Kant, o ceticismo é o oposto do dogmatismo. Enquanto o dogmatismo indica uma crença numa verdade absoluta e indiscutível, o ceticismo é próprio de uma atitude de dúvida em relação a essas verdades ou à capacidade de solucionar definitivamente questões filosóficas.

O primeiro passo é se questionar, ou duvidar de algo. A partir daí passamos para a etapa de reflexão e de pensamento, e por fim, depois de pensar e refletir, chegamos ao entendimento da questão. Portanto, as etapas básicas são o questionamento, a reflexão e o entendimento.

A Filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a Filosofia se realiza como reflexão. Reflexão significa movimento de volta sobre si mesmo ou movimento de retorno a si mesmo.