Quais são os três tipos de prazeres?

Perguntado por: llacerda . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

Epicuro classificou os prazeres em três tipos: Prazeres naturais e necessários; se vestir, comer, beber... Prazeres naturais e não necessários; se vestir de forma elegante, comer comida sofisticada, beber bebidas caras... Prazeres não naturais; fama, fortuna, e outros que incentivam a vaidade, inveja e orgulho...

1-Os prazeres naturais e necessários para a vida, como comer, beber e vestir-se. 2-Os prazeres naturais, mas não necessários para a conservação da vida, como vestir-se de maneira muito elegante e comer pratos muito sofisticados. 3-Os prazeres não naturais, que são criados pela sociedade, como fama, hora e riqueza.

Epicuro distingue os prazeres naturais e necessários entre aqueles que são: Fundamentais para a felicidade; Fundamentais para o bem-estar do corpo; Fundamentais para a própria vida.

Desejos não naturais e não necessários são aqueles que se descolam cada vez mais da terra e atingem reinos que não existem. Dinheiro, nosso novo deus, fama, glória, santidade.

Desejos podem ser agrupados em vários tipos de acordo com algumas distinções básicas. Os desejos intrínsecos dizem respeito ao que o sujeito quer para seu próprio bem, enquanto os desejos instrumentais referem-se ao que o sujeito quer para o bem de outra coisa.

Beijo, sono, riso, doce, silêncio, sexo... A ciência garante que aproveitar as coisas boas da vida (na dose certa, sempre) nos ajuda a ganhar bem-estar e felicidade.

As alegrias da vida, como começamos falando, estão nas coisas simples, na capacidade de sentir prazer na companhia de alguém, ao contemplar uma paisagem bonita, compartilhar idéias, usar a criatividade, abraçar a vida com amor, recebendo e irradiando sentimentos acolhedores.

O Prazer Imediato é aquilo que acontece com a nossa mente, é um comando que é disparado de forma automática pela nossa mente. Como exemplo, gosto muito de citar sobre o emagrecimento. Uma pessoa que tem como objetivo emagrecer 20kg e deixar o PI influenciar sua vida, será muito mais doloroso para atingir tal objetivo.

Seguindo o Epicurismo podemos afirmar que os prazeres benéficos seriam aqueles que nos levam a um estado de tranquilidade. (Ex: Escutar uma boa música, Contemplar algo belo e assim vai). Já os que prejudicam seriam basicamente aqueles que levam ao oposto; Prazeres maus que deixam dor, violência, perturbações etc.

A expressão «prazer dos sentidos» não é propriamente sinónima de «prazer sexual», mas é suscetível de ser utilizada como eufemismo para evitar a referência direta à vida sexual, assunto que até há algumas décadas e mesmo ainda hoje era ou é mais ou menos censurado.

É a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação da dor, com a ausência de sofrimento a partir do conhecimento de si, do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos.

Desejos naturais e necessários: aqueles que livram o corpo da dor da fome e da sede e atingem a felicidade.

Em sua filosofia, o prazer é considerado o bem supremo, contudo, Epicuro era frugal, simples e despojado. Para ele, aquele que se farta de prazer não sabe viver, muito menos consegue ser feliz. Isso ocorre porque o prazer em excesso torna-se dor, ou até mesmo infelicidade.

E para alcançar a felicidade, Epicuro cria 4remédios”:

  • Não se deve temer os deuses;
  • Não se deve temer a morte; Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • O Bem não é difícil de se alcançar;
  • Os males não são difíceis de suportar.

A ataraxia surge, muitas vezes, complementada pela aponia, que se traduz por ausência de dor, ausência de esforço como sofrimento. Segundo Epicuro, a felicidade alcança-se com a ataraxia, que proporciona um prazer estável, e deve ser acompanhada pela aponia, ou seja pela ausência de dor física.

O QUE É SER ESTÓICO E QUAIS SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS? A palavra estoico, em seu uso moderno, se refere a uma pessoa que é indiferente ao prazer e à alegria, assim como à tristeza ou à dor.

O desejo explode primeiro na cabeça
1 – Os estímulos chegam ao cérebro através dos cinco sentidos ou provocados pela imaginação. 2 – O cérebro tem áreas específicas para receber esses estímulos.

"O que o ser humano mais deseja é ser desejado por outro ser humano." Jacques Lacan.

A atração sexual nada mais é do que o desejo sexual por outra pessoa e pode estar relacionada, segundo alguns estudos, com os nossos genes. A atração sexual pode ser resumidamente explicada como o desejo sexual por outra pessoa.

Vida Feliz – O significado de felicidade de uma maneira geral é conhecido por todos, um sentimento de bem estar e contentamento. Mas o significado de uma vida feliz é extremamente subjetivo, pois depende muito dos nossos valores, ou seja, do que a gente valoriza como bom e satisfatório em nossas vidas.