Quais são os três tipos de poemas?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 6 votos

Tipos de poema

  • Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas;
  • Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias;
  • Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

O poema é um gênero textual que pode ser escrito conforme rígidas normas — os poemas de forma fixa — ou em versos livres, nos quais mais valem as imagens do que a métrica. Afinal, o que é o poema? A poesia, como expressão da arte, pode ser definida? O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários.

Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema. Assim, a poesia é um conceito mais amplo que pode envolver pinturas, esculturas, literatura, etc.

O poema narrativo caracteriza-se como a manifestação literária em verso na qual se realiza a narração ficcional de fatos ou de ações antropomorfizadas, com traços dramáticos, cômicos ou sérios e pode ser de alcance universal, regional ou local, dada a presença ou a ausência de grandiosidade.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema.

Poema: é um texto com rimas, versos e estrofes. Versos: são as linhas do poema. Estrofes: nome dado a cada grupo de versos que compõem um poema.

Stuffen

O poema mais lido do mundo chama-se "Stuffen" e foi escrito pelo autor alemão Hermann Hesse. Uma obra de Orhan Veli Kanik, um proeminente poeta turco do século XX, é agora o segundo poema mais lido do mundo, de acordo com um estudo da plataforma online de poesia multilingue Lyrikline.

Maabárata

VOCÊ SABE QUAL É O MAIOR POEMA DO MUNDO? O maior poema do mundo é seguramente o Maabárata. Este poema Contém cerca de 7000 páginas: nelas estão perto de 220000 versos distribuidos em 18 cantos ou capítulos (parva).

O primeiro poema da literatura do Brasil é Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601 e que conta em estilo épico, inspirado em Camões, as façanhas da família Albuquerque, tendo sido dedicado ao então governador de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Características do poema
O poema geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes. O verso é cada uma das linhas de um poema. Já a estrofe é um conjunto de versos. Muitos poemas têm rima e métrica.

Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374). A palavra soneto significa “pequena canção”, ou, de forma literal, “pequeno som".

A palavra “poema” vem do verbo grego “poiéo”, que quer dizer “fazer, criar ou compor”. Dessa forma, o poema é definido como um gênero textual e literário que tem como finalidade expressar sentimentos, emoções e pensamentos de quem escreve. A estrutura básica de um poema contém versos, estrofes, rimas e ritmo.

O tema significa, pois, a ideia central duma obra literária, como por exemplo o amor, a saudade, etc. Como sabemos, o tema pode-se referir a oratória. Neste caso, designa o tópico central em torno do qual o discurso está organizado.

Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.

  1. Verso e métrica. O verso é cada linha de um poema, e a métrica representa as medidas dos versos utilizados. ...
  2. Estrofe. ...
  3. Rima. ...
  4. Ritmo.

Prosa poética
Trata-se dos textos em prosa cujo trabalho com a linguagem aproxima-se da poesia. Há um olhar lírico que norteia a construção desses textos, que fazem uso de recursos típicos do fazer poético, mantendo, contudo, a estrutura prosaica. Veja um exemplo, trecho do grande romance de Guimarães Rosa: “[...]

Por fim, o soneto é um poema de forma fixa. Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos, cada uma, os quartetos, e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos. Todos eles têm dez sílabas poéticas, classificando-se como decassílabos.

Gênero lírico: inclui os textos poéticos, de caráter sentimental, revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.