Quais são os três tipos de pedagogia?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 26 de abril de 2023
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A pedagogia tradicional, a pedagogia construtivista e a pedagogia democrática.

A proposta de Paulo Freire da educação da libertação (ou educação problematizadora) se baseia na indissociabilidade dos contextos e das histórias de vida na formação de sujeitos, que ocorre por meio do diálogo e da relação entre alunos e professores.

A Pedagogia tem como objeto de estudo a educação e busca melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Por este motivo,sua matriz curricular apresenta muitas disciplinas sobre os métodos e sistemas pedagógicos, como as crianças aprendem e assimilam os conteúdos e o papel do professor neste processo.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

A pedagogia divide-se em: Disciplinas Filosóficas, Científicas e Técnicas.

O construtivismo é uma visão da aprendizagem baseada no princípio de que o conhecimento não é algo que pode ser simplesmente dado pelo professor na frente da sala aos alunos em suas mesas. Em vez disso, o conhecimento é construído pelos alunos através de um processo ativo e mental de desenvolvimento.

Didática: dimensões humanas, político-sociais e técnicas
A dimensão humana é um dos maiores enfrentamentos do fazer docente, pois é aqui onde são categorizados comportamentos.

Também conhecida como Pragmatista, a Pedagogia Renovada Progressivista defende a ideia da autoaprendizagem. Basicamente, de que o aluno tem de aprender a aprender, ou seja, aprender fazendo. O próprio sujeito desenvolve o seu processo de aprendizagem, de acordo com as suas necessidades e inclinações individuais.

método freiriano

O método freiriano foi desenvolvido pelo educador e filósofo brasileiro Paulo Freire (1921-1997) na década de 1960 na cidade de Angicos, Rio Grande do Norte. A princípio, o seu foco era a formação de jovens e adultos.

Proposta é um termo mais adequado aos fundamentos defendidos pelo educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997). Um deles consistia na criação de um “Círculo de Cultura”, constituído por uma turma de alfabetizandos e um professor orientador, que incentivava os alunos a falarem de suas vidas na comunidade em que viviam.

A pedagogia freiriana defende uma educação que desperta no educando a consciência crítica das situações política, econômica e social em que está inserido, como sendo verdadeiramente uma Educação como Prática da Liberdade (CORTELLA, 2011).

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estudar medidas que visem melhorar os processos pedagógicos inclusive na educação infantil. Elaborar e desenvolver projetos educacionais; participar da elaboração de instrumentos específicos de orientação pedagógica e educacional.

O pedagogo tem como função acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desde o planejamento das aulas até a execução das mesmas. Para isso, ele pode utilizar diversas ferramentas, como o registro de aulas, a observação direta do processo, como a análise de questionários e testes realizados pelos alunos.

Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia. Assim, são professores, mas não são pedagogos.

Neste sentido, Commenius desenvolveu seu método didático, que compreendia três pilares: compreensão, retenção e práticas.

Os quatro pilares da Educação

  • Primeiro pilar: Aprender a conhecer. ...
  • Segundo pilar: Aprender a fazer. ...
  • Terceiro pilar: Aprender a ser. ...
  • Quarto pilar: Aprender a conviver.

Edgar Morin e os 7 pilares da Educação

  • Partir do Conhecimento da Vida.
  • Procurar o Conhecimento Pertinente:
  • Compreender o Indivíduo.
  • Compreender o Social.
  • O conhecimento é incerto.
  • Os fenómenos são complexos.
  • A ética como limite da acção.

Sua principal ideia refere-se a dois tipos de pedagogia: a pedagogia dos dominantes e a pedagogia do oprimido.

A faculdade de Pedagogia tem a duração de 4 anos, dividido em 8 períodos de estudos.

Existem dois modelos: o liberal e o progressista. Enquanto o primeiro quer manter a sociedade do jeito que ela está, o segundo coloca a educação como ferramenta transformadora na nossa sociedade.

Uma abordagem cognitivista implica, dentre outros aspectos, se estudarem cientificamente aprendizagem como sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos ao aluno. Existe ênfase em processos cognitivos e na investigação cientifica separada dos problemas sociais e contemporâneos.