Quais são os três tipos de pecado?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Certamente há varias razões para afastar-se da vontade de Deus, mas no mínimo há três tipos de pecado, que são: a rebeldia, imaturidade ou fraqueza espiritual e a ignorância.

O pecado cometido por malícia, por escolha deliberada do mal, é o mais grave. 1861. O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, tal como o próprio amor. Tem como consequência a perda da caridade e a privação da graça santificante, ou seja, do estado de graça.

Os pecados são classificados em duas categorias: venial e mortal. Na primeira, enquadram-se os pecados de matéria leve, que não nos fazem perder a graça santificante e pelos quais podemos obter perdão no momento do ato penitencial, na celebração da Missa. A Igreja recomenda a confissão periódica dos pecados veniais.

Nesta passagem do livro de Provérbios, Deus mostra que alguns são mais graves que outros. Os pecados capitais são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, glutonaria e sensualidade.

Gula, avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba. O que será que os conhecidos 7 pecados capitais têm a ver com o sucesso ou o insucesso profissional?

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Segundo o dicionário, a vaidade pode ser definida como a “valorização que se atribui à própria aparência, ou quaisquer outras qualidades físicas ou intelectuais, fundamentada no desejo de que tais qualidades sejam reconhecidas ou admiradas pelos outros”. E se nós pudéssemos medir esse reconhecimento?

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

São elas: avareza, gula, inveja, ira, luxúria, preguiça e soberba.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

Como a castidade é sinônimo de amor, peca contra ela toda forma egoísta de buscar o prazer pelo prazer, como, por meio do sexo fora do casamento, da pornografia, prostituição e infidelidade nos relacionamentos, por exemplo. O casal aberto para o amor é aberto para a vida e para o desejo de gerar filhos.

Em religião, é «ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne» (in Dicionário Eletrônico Houaiss).

Segundo o catolicismo, a luxúria é um dos sete pecados capitais, porque indica uma atitude de amor aos prazeres da carne e a comportamento sexuais exagerados e muitas vezes promíscuos. Quem vive uma vida de luxúria é classificado como luxurioso ou lascivo.

Temos de perdoar uma, duas, três, tantas vezes forem necessárias. O perdão não é para o outro, mas para nosso próprio coração, que não ficará fechado, aniquilado, magoado nem ressentido.

Se, por outro lado, o indivíduo sabe que o con- sumo pode ser imoderado mas não tem consciência de que intoxica, então a embriaguez pode envolver um pecado venial. Se, por fim, ele tem consciência das duas coisas, então é um pecado mortal porque se priva conscientemente da razão.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).