Quais são os três tipos de passaporte?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 13 votos

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal.

Passaporte Diplomático: Documento de identificação e de viagem emitido a autoridades diplomáticas ou a serviço do governo brasileiro. Passaporte Oficial: Documento de identificação e de viagem emitido a autoridades e/ou funcionários do governo brasileiro em missão oficial.

Tipos de passaporte
Azul é o passaporte de viagem comum, usado pela maioria dos turistas e viajantes; Verde é o oficial; Vermelho é a cor do passaporte diplomático; Marrom denomina “laissez-passer”, destinado a viagens ao Brasil de cidadãos de países que não possuem relações diplomáticas com nosso país.

Depois de cinco anos, o Japão perdeu o primeiro posto, que foi conquistado pelo passaporte de Cingapura, o qual permite aos cidadãos visitar 192 destinos de viagem, de um total de 227, em todo o mundo sem visto prévio. O segundo lugar é ocupado por Alemanha, Itália e Espanha, com 190 destinos na lista.

A lista de 2023 mostra que, pela primeira vez em cinco anos, o Japão perdeu o posto de passaporte mais poderoso do mundo. Agora quem ocupa o primeiro lugar é Singapura, cujo passaporte dá acesso a 192 destinos (de um total de 227) sem a necessidade de visto.

Azul-escuro: cidadãos brasileiros comuns; Amarelo: refugiados e apátridas; Marrom: Laissez-passer; é utilizado quando o Brasil não tem relações diplomáticas com outro território; Vermelho: oficiais do Ministério das Relações Exteriores e diplomatas.

No Brasil, são emitidos cinco tipos de passaportes: o passaporte comum, o oficial, o diplomático, para estrangeiros e de emergência, segundo o decreto nº 5.978 da Constituição Federal.

Na nova versão, o passaporte inclui figuras que representam a flora e a fauna brasileiras em várias de suas páginas. O documento também conta com imagens que só podem ser vistas na luz ultravioleta e mais marcas d'água, o que, segundo autoridades, oferece mais segurança contra fraudes.

O decreto aponta que cabe ao Ministério das Relações Exteriores regular a concessão de passaportes diplomáticos a cônjuges, companheiros ou companheiras, além dos dependentes das pessoas que têm direito ao documento.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (15), por unanimidade, projeto que isenta do pagamento de taxa para emissão de passaporte os estudantes carentes que forem estudar, pesquisar ou participar de alguma extensão fora do Brasil.

Ao ler o artigo 8o do decreto lei n°5978/06, a gente entende que o passaporte oficial é aquele concedido a servidores públicos em geral, mesmo aqueles das autarquias dos governos e funcionários de empresas públicas, e também a auxiliares de adidos credenciados pelo Ministério das Relações Exteriores ou qualquer outra ...

Ter o passaporte vermelho significa poder viajar para outros destinos fora da União Europeia sem a necessidade de visto. Países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes Unidos e Nova Zelândia não exigem visto de cidadãos europeus.

Qual a diferença do passaporte e do visto? Como dissemos acima, o visto é uma autorização do país que você pretende visitar, garantindo que você está apto a entrar em seu território. Já o passaporte é um documento emitido pelo próprio país, que demonstra a vontade da pessoa de visitar outros locais do mundo.

Pelo quinto ano consecutivo, o Japão lidera o levantamento com 193 destinos sem necessidade de visto.

Líbia, Território da Palestina, Sudão (37)

O passaporte nacional abre portas para nações como Suíça, França, Espanha, Noruega, Bahamas, Maldivas, Coreia do Sul, Indonésia, Catar, Tunísia, Líbano, Nova Zelândia e outras centenas, além dos nove que também integram o Mercosul: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.