Quais são os três tipos de observação explique?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

Observação assistemática. Observação direta extensiva (mostra, questionário, enquete) Observação direta intensiva (entrevista, teste de atitudes, Observação participante)

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

Quais os tipos de observação participante? Ela pode ser de dois tipos principais: a natural, quando o pesquisador já faz parte da comunidade a ser estudada; e a artificial, quando ele se integra ao grupo a ser estudado apenas com o início da pesquisa.

Na aprendizagem observacional, a pessoa aprende através de um processo de observação do comportamento do outro, retenção das informações e posterior replicação desses comportamentos observados. Em outras palavras, é a capacidade de aprender ao ver outra pessoa fazendo.

Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as idéias interpretativas dos observadores sejam tomadas. Ela também pode ser entendida como verificação ou constatação de um fato, podendo ser tanto espontânea ou casual, quanto metódica ou planejada.

Também conhecida como observação casual ou simples. É quando a observação é feita de forma livre e sem que seja feito qualquer planejamento prévio. Muito útil para as etapas iniciais da pesquisa no sentido de conhecer melhor o problema e definir hipóteses.

A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.

As pesquisas por observação permitem observar o comportamento de pessoas em um ambiente natural ou controlado, registrando de forma sistemática comportamentos, fatos e ações. O processo de observação pode acontecer de forma participante ou não participante.

A observação estruturada, como bem nos revela a própria denominação, caracteriza-se por ser uma ação minuciosamente planejada, com vista a atender critérios preestabelecidos.

Na observação descritiva, como bem nos aponta o próprio nome, haverá a oportunidade de uma descrição dos sujeitos envolvidos, tendo em vista suas ações; bem como do espaço a ser analisado, levando em conta a estrutura física, enfim.

Assim, observação pode ser entendida como uma atividade em que o sujeito observador e o sujeito observado constroem significados com base em suas histórias e nos processos culturalmente construídos, relacionados ao fazer docente.

Observar como? Subdivide-se em direta e indireta Direta – o próprio investigador coleta os dados, sem intervenção dos observados. É elaborado um guia que orienta o que observar. Indireta – o investigador interage com o observado.

Observação social sistemática pode ser definida como a observação direta das condições físicas e interações sociais que ocorrem na UC (RAUDENBUSH; SAMPSON, 1999). Utilizamos "observação social sistemática" (OSS) como tradução para o português da expressão em língua inglesa "systematic social observations".

O que é observação participante? De forma geral, a observação participante é um tipo de instrumento de coleta de dados, em que a pessoa pesquisadora participa das atividades diárias de um grupo de pessoas. O objetivo, nesse caso, é justamente observar costumes, rituais e hábitos.

Existem três formas principais de aprendizado: aprendizado cinestésico, aprendizado auditivo e aprendizado visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção à maneira com que você aprende, mas isso é muito importante. De fato, saber o seu estilo de aprendizagem pode inclusive te ajudar a se tornar um estudante melhor.

Pessoas aprendendo de outras pessoas e de suas vivências, basicamente. Atualmente, muito se discute sobre quais as melhores formas individuais para absorção de conhecimento. Pesquisas separam o aprendizado em três tipos: visual, auditivo e cinestésico.

  1. Combine previamente com o professor o que será observado e quando a observação irá acontecer. ...
  2. Apresente-se, mas não interfira na aula. ...
  3. Tenha um conhecimento preliminar. ...
  4. Quando possível, grave a aula. ...
  5. Preste atenção nos registros escritos. ...
  6. Dê devolutivas.

Observação: envolve a coleta de informações qualitativas ou quantitativas sobre o fenômeno. O pesquisador deve olhar para o que precisa ser respondido e buscar mais informações sobre a situação.