Quais são os três tipos de observação?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

a) Observação simples; b) Observação participante; c) Observação sistemática. O pesquisador permanece alheio à comunidade, grupo ou situação que pretende estudar, observando de maneira espontânea os fatos que aí ocorrem.

A Técnica da observação é um procedimento metodológico, utilizado em pesquisa de cunho teórico-empírico (pesquisa de campo), que faz uso dos sentidos para obtenção de determinados aspectos da realidade.

Quais os tipos de observação participante? Ela pode ser de dois tipos principais: a natural, quando o pesquisador já faz parte da comunidade a ser estudada; e a artificial, quando ele se integra ao grupo a ser estudado apenas com o início da pesquisa.

Método científico

  • observação;
  • questionamento;
  • construção de hipóteses;
  • experimentação;
  • análise das hipóteses;
  • conclusão.

Ao observarmos e imitarmos outros seres é Aprendizagem por observação, como exemplo, uma criança imita um cachorro ao vê-lo latir. A criança aprende que o ''latir'' é o som que o cachorro faz.”

Cit. observação = obs. ofício, oficial = of.

Observação é o ato de observar, isso significa ter a atenção direcionada para algo específico, com o intuito de posteriormente julgar, analisar ou investigar determinada coisa ou alguém. Quando uma pessoa faz uma observação, significa que desenvolveu um comentário, por norma crítico, acerca de algo que presenciou.

Também conhecida como observação casual ou simples. É quando a observação é feita de forma livre e sem que seja feito qualquer planejamento prévio. Muito útil para as etapas iniciais da pesquisa no sentido de conhecer melhor o problema e definir hipóteses.

A observação assume não apenas o papel sensorial de ver, mas permite a formação de uma técnica que gera pensamento crítico e construtivo nos alunos, propicia momentos de elaboração de hipóteses e formulações de conclusões, contribuindo, assim, para a aquisição de conhecimentos práticos associados à teoria.

Na observação descritiva, como bem nos aponta o próprio nome, haverá a oportunidade de uma descrição dos sujeitos envolvidos, tendo em vista suas ações; bem como do espaço a ser analisado, levando em conta a estrutura física, enfim.

O QUE É OBSERVAÇÃO DIRETA
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.

Na observação direta, o pesquisador observa diretamente o comportamento ou fenômeno de interesse. Na observação indireta, o pesquisador observa as consequências do comportamento ou fenômeno de interesse, como seus efeitos em outros eventos ou pessoas.

A observação naturalista é aquela que, sendo sistematizada, é realizada em meio natural por um observador distanciado em relação à realidade observada, descrevendo as circunstâncias das situações ou os comportamentos dos indivíduos.

Sobre a observação sistemática, ela envolve um olhar ordenado para ações, registros, análises e interpretação dessas ações (Cozby, 2012; Danna & Matos, 2015; Gray, 2012). Ela busca por comportamentos específicos, em que tanto o ambiente como as hipóteses, são definidos previamente à realização da observação.