Quais são os três tipos de músculos do corpo humano?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.

Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético.

Pálpebra superior

Pálpebra superior – Além de ser consensualmente o mais fraco dos músculos entre os especialistas, é um dos menores do corpo. Divide o espaço do globo ocular com outros seis músculos.

Músculo liso tem diferentes funções no corpo humano, incluindo: Vedação de orifícios; Transporte do quimo através de contrações peristálticas do tubo intestinal; Produção de proteínas do tecido conjuntivo, como colágeno (colagénio) e elastina (miofibroblastos).

O músculo liso pode ser encontrado formando as camadas ou feixes nas paredes do tubo intestinal, no ducto biliar, nos ureteres, na bexiga, na via respiratória, no útero, nos vasos sanguíneos, presente no músculo eretor do pelo (folículo piloso), na íris e corpo ciliar (olho).

Conforme LIPERT (1996), há três tipos de contração muscular: contração isométrica, isotônica e isocinética. macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica.

Há os “voluntários” e “involuntários”. Os voluntários dependem da ordem que damos para fazer algo e os involuntários não dependem dessa ordem, como acontece com o bater do coração. Alguns dos principais músculos são o trapézio, os tríceps e os bíceps ou os abdominais.

O músculo cardíaco é um tipo de músculo estriado que forma a porção muscular do coração, conhecida como miocárdio.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos.

músculo sartório

O músculo sartório é um músculo oblíquo em forma de faixa. É o músculo mais longo do corpo, cruzando obliquamente a coxa de lateral para medial enquanto desce até ao joelho.

Mr. Músculos

  • MAIS FORTES.
  • MASSETER.
  • GLUTEUS MAXIMUS.
  • MENOR: ERETORES ESPINHAIS.
  • MAIS FRACO: LEVANTADOR DA PÁLPEBRA SUPERIOR.
  • MAIOR: COXA.

As células do músculo estriado esquelético apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina).

O único músculo que nunca se cansa é o coração.

São eles: patoglosso, hioglosso, genioglosso e estiloglosso. Os músculos que formam a própria língua e estão fixados nela (músculos intrínsecos) são responsáveis por sua forma (podem deixá-la, por exemplo, mais fina ou mais grossa). São eles: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical.

tríceps

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

O músculo estriado esquelético é constituído por células (fibras) cilíndricas, longas e multinucleadas com estriações transversais bem evidentes pela microscopia de luz e disposição regular, em toda extensao da célula.

Tecido Muscular Liso ou Não-Estriado
Constitui a parede de muitos órgãos, sendo responsável por movimentos internos como o movimento dos alimentos através do tubo digestivo. Este tecido possui contração involuntária e lenta. As células são uninucleadas, alongadas e com extremidades afiadas.