Quais são os três tipos de limpeza?

Perguntado por: rcavalcanti . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Afinal, quais são os tipos de limpeza?

  • 1- Limpeza manual. Esse é um método universal que é amplamente empregado, principalmente, na limpeza de produtos médicos. ...
  • 2- Limpeza geral. Dentre os tipos de limpeza, esse é o mais abrangente. ...
  • 3- Limpeza ultrassônica. ...
  • 4- Limpeza pós-obra. ...
  • Manutenção. ...
  • Conservação.

Ao todo, há cinco categorias de limpeza: limpeza unilateral; profissional diária; mobiliária; de superfícies e de locais contaminados. Abaixo explicaremos cada uma delas. Quando se fala em limpeza, em geral, o que as pessoas buscam é a remoção de microrganismos e sujeiras.

Conheça 7 tipos de higienização hospitalar

  1. 1- Descontaminação hospitalar.
  2. 2- Desinfecção hospitalar.
  3. 3- Limpeza Preparatória.
  4. 4- Limpeza Concorrente.
  5. 5- Limpeza Especial.
  6. 6- Limpeza Mecanizada de Piso.
  7. 7- Limpeza Terminal.

Existem quatro tipos de limpeza: a manual, a geral, a ultrassônica e a pós-obra. Devido à variedade de métodos, é comum que as pessoas tenham dificuldade em optar pelo melhor. Conheça as particularidades de cada uma das técnicas antes de tomar sua decisão.

Esse nível se refere a um processo mais habitual e que tem por objetivo manter a casa limpa e organizada. Ou seja, é aquela limpeza rotineira que envolve atividades como retirar o pó dos móveis, aspirar e passar pano no chão, lavar a pia da cozinha e limpar espelhos.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

A limpeza concorrente é feita diariamente nas empresas e nas dependências de hospitais ou clínicas — enquanto o paciente estiver internado. Durante esse processo, o lixo é recolhido e é feita a reposição de papel higiênico, papel-toalha e sabonete líquido.

LIMPEZA CONCORRENTE: é o processo de limpeza realizado diariamente em diferentes dependências: unidade do paciente, piso de quartos e enfermarias, corredores, saguões, instalações sanitárias, áreas administrativas etc.

São elas:

  • limpeza química — quando é utilizado um produto químico para dissolver a sujidade;
  • limpeza mecânica — nesta, é preciso fazer uso de equipamentos e ferramentas;
  • limpeza térmica — por exemplo, usando gelo seco para limpar um determinado instrumento de trabalho.

Como o próprio nome já entrega, é aquela mais “básica”. Consiste em retirar pó e outros resíduos com produtos de higienização mais acessíveis. Esses produtos são aqueles que todos temos em casa e utilizamos no cuidado doméstico: aspirador, vassoura, esfregão, água, sabão, detergente e, no máximo, um desinfetante leve.

Limpar é a remoção de toda sujidade de qualquer superfície ou ambiente. Piso, paredes, teto, mobiliário e equipamentos, o processo deve ser realizado com água, detergente e ação mecânica manual. Por outro lado, desinfecção é o processo de destruição de microrganismos patogênicos na forma vegetativa.

Afinal, qual a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização? O processo da limpeza reduz em até 80% da carga de micro-organismos. Já a desinfecção chega a eliminar até 99%, enquanto a esterilização elimina 100%.

Existem três tipos de limpeza para hospital: a limpeza concorrente, terminal e de limpeza de manutenção. Cada uma possui seu próprio conjunto de itens a serem higienizados e protocolos a seguir, de acordo com a classificação de limpeza hospitalar: áreas críticas, áreas semicríticas e áreas não críticas.

Desinfecção: eliminação de microrganismos, exceto esporulados, de materiais ou artigos inanimados, através de processo físico ou químico, com auxílio de desinfetantes. Esterilização: destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, através de processo químico ou físico.

  • 1 – Economia. Se falamos de limpeza (e se estamos habituados ao processo), automaticamente lembramos de água. ...
  • 2 – Qualidade. Quando se fala de limpeza profissional, qualidade e economia estão do mesmo lado da moeda. ...
  • 3 – Equipamentos. ...
  • 4 – Capacitação.

Agora que já sabemos os conceitos, vamos descrever quais são as etapas para a adequada higienização:

  • Remoção dos resíduos grosseiros das superfícies.
  • Pré-lavagem.
  • Lavagem.
  • Enxágue.
  • Sanitização.
  • Enxágue final (se necessário)

Os tipos de limpeza incluem a limpeza mecânica (através de escovas e instrumentais para o trabalho manual) e limpeza automatizada (através de equipamentos que auxiliem o processo).

Lavagem Detalhada é um processo de lavagem minuciosa do veículo, eliminando sujeiras visíveis e também sujeiras em locais de difícil acesso do veículo, como limpeza de rodas e caixas de rodas, cantos e quinas de portas, e até algumas partes do motor.