Quais são os três tipos de glândulas?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas.

Como exemplo de glândulas endócrinas, podemos citar a tireoide, paratireoide, suprarrenais e a hipófise. As glândulas exócrinas são aquelas que permanecem conectadas ao epitélio por ductos, lançando sua secreção em cavidades de órgãos ou na superfície do corpo.

Enquanto que as glândulas endócrinas liberam suas secreções na circulação sanguínea, as exócrinas secretam suas substâncias em outros órgãos ou para o exterior corporal. Alguns exemplos de glândulas exócrinas são: as sudoríparas (secretam suor), as mamárias (secretam leite) e as salivares (liberam saliva).

Glândulas podem ser classificadas de acordo com o tipo de substâncias que produzem: Endócrinas:quando a secreção é lançada a corrente sanguínea. Exócrina: quando as secreções são lançadas para fora do corpo ou para o tubo digestório. Mistas : quando exerce a função de endócrina e exócrina.

Glândulas do Sistema Endócrino. As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise, tireoide e paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.

De acordo com a organização de suas células, podem ser diferenciados dois tipos de glândulas endócrinas.

  • Glândula endócrina cordonal: as células formam cordões anastomosados, entremeados por capilares sanguíneos. ...
  • Glândula endócrina folicular: as células formam vesículas ou folículos preenchidos por material secretado.

As glândulas são estruturas responsáveis pela secreção de substâncias. Podemos classificar as glândulas em endócrinas, exócrinas e mistas. As glândulas endócrinas lançam suas secreções, denominadas de hormônios, no sangue, por onde são transportadas até atingirem seu local de ação.

O fígado se localiza do lado direito do abdome, e é considerado a maior glândula do organismo.

Glândulas do sistema endócrino. As principais glândulas que compõem o sistema endócrino do ser humano são: hipófise, glândula tireóidea, glândulas paratireoideas, pâncreas, suprarrenais (ou adrenais) e gônadas (testículos e ovários).

Os hormônios são liberados na corrente sanguínea e atuam apenas em tecidos e órgãos-alvo. São glândulas endócrinas: a pineal, o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, a paratireoide, a suprarrenal, o pâncreas, o ovário e o testículo.

A hipófise é uma glândula do tamanho de uma ervilha que está alojada no interior de uma estrutura óssea (sela turca) localizada na base do cérebro.

Localizada na base do cérebro, a hipófise, ou pituitária, é considerada a principal glândula do corpo humano. Sua função é a de regular o trabalho de outras glândulas, como a adrenal, a tireoide, os testículos e os ovários.

Principais glândulas endócrinas
As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo, a hipófise, a tireoide, as paratireoides, as células das ilhotas pancreáticas, as glândulas adrenais, os testículos no homem e os ovários nas mulheres.

Assim, os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), paratormônio, adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.

Por produzir enzimas e hormônios, o pâncreas é considerado um exemplo de glândula mista, ou seja, apresenta funções exócrinas e endócrinas. Sua função exócrina relaciona-se com a produção do suco pancreático, um produto rico em bicarbonato e que apresenta pH entre 7,8 e 8,2.