Quais são os três tipos de força muscular?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

Temos 3 principais tipos de força e vamos descrever melhor abaixo, sendo elas: isotônica, isométrica e isocinética. Lembrando da etimologia das palavras já nos ajuda a entender cada tipo de força: iso = constância; metria = comprimento; tonos = alongamento; e cinética = velocidade.

Vamos falar um pouco mais sobre cada tipo.

  • Força pura ou máxima. ...
  • Força rápida ou explosiva. ...
  • Força de resistência. ...
  • Agachamento. ...
  • Prancha. ...
  • Remada curvada.

As forças são grandezas vetoriais e possuem módulo, direção e sentido. Existem diversos tipos de forças, como a força atrito, força peso e força resultante. A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos.

Esses 3 tipos de contração são pilares fundamentais em qualquer programa de treinamentos para o corpo inteiro. Saber quais são os exercícios disponíveis e os benefícios de cada um vai te ajudar a desenvolver sua força e resistência.

Grau 3 - Movimento activo possível vencendo a força da gravidade; Grau 4 - Movimento activo vencendo a resistência do observador; Grau 5 - Força normal. No caso de existirem grupos musculares com graus de força diferentes, valoriza-se o mais grave.

Se um corpo se movimenta através de um fluido (um gás, um líquido ou um vapor) surge uma força que se opõe a esse movimento. Em se tratando do ar, essa força é chamada de força de resistência do ar.

Em fisiologia muscular, a força produzida pela contração muscular é chamada de tensão muscular. A contração, a geração de tensão pelo músculo, é um processo ativo que necessita de energia fornecida pelo ATP, já o relaxamento é a liberação da tensão que foi produzida durante a contração.

força (ou interação) fundamentalintensidadeteoria
forte10cromodinâmica quântica
eletromagnética10-2eletrodinâmica
fraca10-13flavordinâmica
gravitacional10-42geometrodinâmica

A força é uma grandeza do tipo vetorial, ou seja, é definida a partir das informações de valor numérico (módulo), direção e sentido.

Força estática é aquela que não existe encurtamento das fibras musculares, portanto não há movimento. Há, porém, um aumento do tônus muscular, provocando um aumento da tensão muscular.

Força Máxima
Caracteriza-se pelo nível de força que o aluno/atleta é capaz de alcançar em conseqüência da tensão muscular máxima. Estática - Maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária.

A potência muscular é o produto da força pela velocidade e se traduz na capacidade de produzir força rapida- mente.

O treino de resistência muscular localizada

  • Agachamento;
  • Afundo;
  • Flexão de Braço;
  • Supino;
  • Corrida sem sair do lugar;
  • Polichinelo;
  • Abdominais;

A Terceira Lei de Newton recebe o nome de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto.

A força explosiva pode ser explicada como a capacidade do atleta em aplicar a maior força, o mais rápido possível, durante uma ação muscular.

O dinamômetro é um dispositivo que pode ser utilizado para medir o resultado de uma força. Força é o resultado da interação entre dois ou mais corpos. Essa grandeza é medida em newton (N) de acordo com o S.I. Um dispositivo que pode ser utilizado para medir a força chama-se dinamômetro.

Existem três tipos de ações: ação isométrica, concêntrica e excêntrica.

Força muscular é a capacidade que o músculo tem de gerar tensão para superar ou se opor a uma resistência. Além disso, é parte essencial para várias habilidades influenciando diretamente, por exemplo, resistência, velocidade, potência e movimento.