Quais são os três tipos de estudos que cabe a metafísica?

Perguntado por: udamasio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

São elas:

  • Ontologia: é a ciência do ser enquanto ser. A palavra vem de onto (ser) e logos (estudo). ...
  • Teologia: é a ciência que estuda a existência de Deus. ...
  • Gnosiologia: é o ramo da filosofia que estuda como a inteligência conhece as coisas.

1- Princípio de Identidade: A é A; 2- Princípio de não contradição: é impossível A é A e não-A ao mesmo tempo; 3- Princípio do terceiro excluído: A é x ou não-x, não há terceira possibilidade.

Metafísica é a área que estuda e tenta explicar as principais questões do pensamento filosófico, como a existência do ser, a causa e o sentido da realidade, e os aspectos ligados a natureza.

A Metafísica é um conjunto de tratados aristotélicos que falam sobre conceitos como substância, forma, matéria e etiologia.

"Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são, assim, os temas principais da metafísica, que investiga os fundamentos, as causas e o ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são."

As quatro causas

  • Causa material: de que a coisa é feita? No exemplo da casa, de tijolos.
  • Causa eficiente: o que fez a coisa? A construção.
  • Causa formal: o que lhe dá a forma? A própria casa.
  • Causa final: o que lhe deu a forma? A intenção do construtor.

Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

A metafísica tem por objeto de estudo vários problemas filosóficos sobre a realidade. Isto contrasta com a epistemologia, que tem por objeto de estudo vários problemas filosóficos sobre o conhecimento da realidade, ou a tentativa de conhecê-la.

Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: conhecimento teórico, conhecimento prático e conhecimento produtivo.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Para Aristóteles, o movimento era visto como uma combinação das quatro causas — a causa material seria o corpo que está se movendo, a causa formal seria a forma que o corpo assume ao se mover, a causa final seria o objetivo do movimento e a causa eficiente seria a força que está causando o movimento.

Quais são as vertentes da metafísica?

  • Ontologia: é a ciência do ser enquanto ser. A palavra vem de onto (ser) e logos (estudo). ...
  • Teologia: é a ciência que estuda a existência de Deus. ...
  • Gnosiologia: é o ramo da filosofia que estuda como a inteligência conhece as coisas.

Quais são as áreas da filosofia?

  • Epistemologia. A primeira das áreas da filosofia é a epistemologia, que foca na compreensão do que é o conhecimento, como ele se dá e é transmitido. ...
  • Ética. A ética é, certamente, o campo mais conhecido da filosofia. ...
  • Política. ...
  • Filosofia da história. ...
  • Estética. ...
  • Metafísica. ...
  • Lógica.

As principais questões levantadas e analisadas pela metafísica são: O que é real? O que é liberdade? O que é sobrenatural? O que fazemos no nosso planeta?

Os dois sentidos de identidade estão ligados por dois princípios: o princípio da indiscernibilidade dos idênticos e o princípio da identidade dos indiscerníveis.

A Metafísica é um campo bem antigo da Filosofia, surgiu lá na Grécia Antiga quando um camarada chamado Aristóteles decidiu investigar a essência do mundo. Embora essa ideia não fosse nada inédita para época, pois os filósofos pré-socráticos já buscavam explicações a respeito do mundo.

A metafísica também pode ser relacionada com outras áreas do conhecimento, como a física e a psicologia. Por exemplo, a física quântica levanta questões metafísicas sobre a natureza da realidade, enquanto a psicologia pode se preocupar com a natureza da consciência.

O contrário de metafísico é: 1 físico.

A psicologia metafísica, ou melhor a metapsicologia, é um ramo da psicologia que se dedica exclusivamente ao estudo dos fenómenos que vão para além da psicologia empirista, ou seja, daquilo que se conhece através da experiência e que está comprovado cientificamente (o empirismo defende que a experiência é a fonte de ...

Substância, forma, matéria, ato e potência.

Em outras palavras, há quatro causas implicadas na existência de algo, que seriam a explicação do como e por que cada coisa é o que é. As quatro causas são: causa material, causa formal, causa eficiente e causa final.