Quais são os três tipos de estratégias competitivas genéricas?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.

Porter (1986) recomenda que, para obter vantagem competitiva, uma empresa deve adotar uma das três estratégias genéricas, ou seja, a liderança no custo, a diferenciação ou o enfoque; se optar por seguir mais de uma estratégia genérica ao mesmo poderá conseguir resultados inferiores aos obtidos por empresas que adotarem ...

As estratégias genéricas são métodos para superar os con- correntes em uma indústria; em algumas indústrias, a estrutura indicará que todas as empresas podem obter altos retornos; em outras, o sucesso com uma estratégia genéri- ca pode ser necessário apenas para obter retornos aceitáveis em sentido absoluto.

Veja alguns exemplos de como usar isso em seu negócio.

  • 1- Estratégia de penetração de mercado.
  • 2- Estratégia de desenvolvimento de produtos.
  • 3- Estratégia de desenvolvimento de mercado.
  • 4- Estratégia de diversificação.

Como escolher a sua estratégia genérica
Liderança de custos; as empresas que seguem esta estratégia pretendem tornar-se o produtor de baixo custo do sector. Destina-se ao amplo mercado de massa e requer ações como a minimização de custos em pesquisa e desenvolvimento, serviço, força de vendas, publicidade, etc.

Rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, poder de negociação dos clientes, ameaça de produtos entrantes e ameaça de produtos substitutos. Essas são, portanto, as cinco forças competitivas.

Existem marcas consagradas que ilustram muito bem os quatro principais tipos de vantagem competitiva: atendimento, precificação, foco e exclusividade.

A estratégia de diferenciação foi criada por Michael Porter, que apontou mais duas estratégias de vendas que formam as chamadas Estratégias Competitivas: a de custo e a de foco. O principal objetivo da estratégia de diferenciação é driblar a concorrência e ser a preferência do seu cliente ideal.

Uma estratégia competitiva é a maneira como uma empresa está organizada para concorrer com players semelhantes no mercado. Esse conceito inclui também como a empresa se comporta em relação aos concorrentes e qual o seu tipo de vantagem sobre eles.

De acordo com Porter, as estratégias genéricas são: diferenciação, de custo e foco. A estratégia de foco ou enfoque busca “atacar” um segmento específico ou nicho de mercado.

A estratégia de liderança em custos consiste em ter o custo mais baixo possível do mercado. Para manter esta estratégia é necessário que a empresa tenha grande escala de produção para o rateio de custos e despesas fixas.

São planos que se preocupam com o 'que fazer' e 'como fazer' as atividades cotidianas da organização. Estes planos devem estar proliferados em toda a empresa e podem estar constituídos também por sub-planos, com diferentes graus de detalhamento.

A estratégia de foco proporciona defesas contra cada uma das cinco forças competitivas, mas o enfoque pode ser usado para selecionar metas menos vulneráveis a bens substitutos, ou produtos em que os concorrentes são mais fracos.

As estratégias de diferenciação fazem com que uma empresa se destaque significativamente através das suas ações, dos seus serviços e dos seus produtos. São estas que fazem com que cada cliente localize e identifique uma empresa imediatamente, graças a um elemento diferenciador que a torna única.

Os principais tipos são: de Crescimento, de Manutenção e de Investimento.

  • Estratégias de Crescimento. São as estratégias voltadas para aumento dos lucros, das vendas ou da participação de mercado, aumentando o valor da empresa. ...
  • Estratégias de Manutenção. ...
  • Estratégias de Investimento.

Quais são os diferentes tipos de estratégia organizacional

  • 1- Estratégias de crescimento. ...
  • 2- Estratégia de manutenção. ...
  • 3- Estratégia de investimento. ...
  • BÔNUS!