Quais são os três tipos de desinfecção?

Perguntado por: ndinis . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Existem três diferentes tipos de desinfecção: de alto, médio e baixo nível; e ela pode ser feita por dois métodos diferentes: a desinfecção física ou química. E para uma higienização eficaz de utensílios hospitalares, é muito importante selecionar o tipo e o método que for mais adequado!

Alto nível: destrói todos os microrganismos com exceção a alto número de esporos => Glutaraldeído 2% ; ácido peracético; ác. peracético+peróxido de hidrogênio. Médio nível: elimina bactérias vegetativas, a maioria dos vírus, fungos e micobactérias da TB =>Álcool 70%; Hipoclorito de sódio 1% .

É o processo de destruição de microrganismos patogênicos ou não, na forma vegetativa, que possam existir nos artigos e nas áreas, através do uso de substâncias desinfetantes.

Os métodos de desinfecção podem ser físicos, por ação térmica, ou químicos, pelo uso de desinfetantes. Os físicos são os equipamentos de pasteurização como desinfetadoras e lavadoras de descarga. Os desinfetantes mais utilizados são a base de aldeídos, ácido peracético, soluções cloradas e álcool.

Desinfecção é a eliminação ou remoção de todos os microorganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos, presentes em artigos e superfícies inanimadas.

A Central de Material e Esterilização (CME) é um setor destinado à limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e à distribuição dos produtos para a saúde.

Significa método, ou o conjunto de métodos, utilizados para impedir a invasão de germes patogênicos no organismo, visando-se prevenir infecções. Podemos perceber que a assepsia é a limpeza que ocorre preventivamente.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

Desinfecção de alto nível: processo físico ou químico que destrói todos os micro-organismos de artigos semicríticos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.

Existem três tipos principais de desinfetantes, o hospitalar, alimentício e o de uso geral. O primeiro atende a critérios sanitizantes mais severos, sendo usado para o controle de contaminação em instrumentos médicos, pisos, paredes, roupas de cama e outras superfícies.

Desinfecção de alto nível – refere-se àquela na qual é utilizado um germicida desinfetante com poder de destruir bacilos da tuberculose, bactérias vegetativas, fungos e todos os vírus, com exceção de esporos. Imersão completa do artigo em Glutaraldeído 2%, usando um recipiente de vidro ou plástico opaco, tampado.

Existem alguns tipos de desinfetantes hospitalares, são eles: álcool, hipoclorito de sódio, iodóforos, fenólicos, quaternários de amônia, formaldeído, glutaraldeído, peróxido de hidrogênio, ácido peracético, orthophtalaldeído e água superoxidada.

Desinfecção
Sendo assim, a desinfecção pode ser dividida em três níveis: alto, médio ou baixo nível. Eles são aplicados de acordo com o grau de necessidade de destruição dos micro-organismos.

A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.

  1. Descentralizado. Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza.
  2. Semi-centralizado. ...
  3. Centralizado.

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

DESINFECÇÃO FÍSICA
O método de desinfecção físico é geralmente a primeira escolha nos ambientes de saúde. Toda mecânica desse método envolve o calor como agente desinfetante. Para o processo, normalmente são usados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional.

A desinfecção, conhecida também como sanitização, com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, elimina ou reduz os microrganismos prejudiciais, perto de 98%, enquanto a esterilização, elimina 100% todos eles. Para escolher entre as técnicas, é necessário entender qual é o seu objetivo.

O álcool e o hipoclorito de sódio são os desinfetantes mais recomendados para superfícies, enquanto que o desinfetante mais comumente usado para instrumentais e outros materiais é o ácido peracético.

Pode-se realizar a desinfecção por meio de processos físicos: temperatura, pressão, radiação eletromagnética, calor úmido ou sistemas mecânicos como lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadoras ou por meio de processos químicos: submergindo totalmente o material limpo e seco numa solução química por determinado ...

A desinfecção de alto nível elimina bactérias vegetativas, fungos, vírus e alguns esporos bacterianos.

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.