Quais são os três tipos de curvas com transição?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Tipos de curva de transição

  • Lemniscata de Bernoulli. ...
  • Parábola cúbica. ...
  • Espiral de Cornu. ...
  • Transição de centro e raio conservados. ...
  • Curva espiral de centro conservado. ...
  • Curva espiral de raio conservado.

Curva horizontal circular simples: uma curva horizontal simples é aquela que possui um raio de curvatura R constante, conforme indicado na Figura 1. Trata-se de uma curva primitiva, geometricamente bem definida e fácil de ser projetada, razão pela qual é a curva mais utilizada nos projetos de engenharia.

Superelevação é a inclinação transversal da pista nas curvas, feitas em tomo do bordo de referência, de modo a assegurar ao tráfego condições de segurança e conforto. A mudança das condições de inclinação transversal nas curvas para as condições de pista em tangente, é feita ao longo da espiral de transição.

Podemos classificar uma curva de quatro maneiras distintas: aberta ou fechada e simples ou não simples.

As formas curvas são diversas, entre elas: arcos, circunferências e elipses. Em relação as formas orgânicas, elas são guiadas pela natureza e por suas formas não definidas, seu aspecto principal é ser irregular.

Exemplo 6: Dentre as curvas planas clássicas temos a circunferência (e mais geralmente, a elipse), a parábola, hipérbole, cardióde, rosáceas de n pétalas, lemniscata, ciclóide, astróide, cissóide, entre outras.

Segundo seu traçado, as curvas de nível classificam-se em mestras, representadas por traços mais espessos, e cotadas, sendo normalmente múltiplas de 5 ou 10 m; intermediárias, quando múltiplas da equidistância vertical e não são linhas mestras; e curvas de meia equidistância, cuja finalidade é a densificação de ...

Como seu próprio nome indica, as linhas curvas abertas são aquelas em que não há contacto entre suas extremidades, por exemplo, a parábola ou a hipérbole. As linhas curvas fechadas são aquelas em que suas extremidades se encontram, sendo a circunferência o exemplo mais evidente.

As curvas servem para fazer toda passagem de fios e cabos entre os ambientes no processo de finalização de obra. São utilizados na parte superior do teto ficando amostrar no ambiente ou dentro do gesso, trazendo um apelo mais moderno.

curva vertical, que deve ser entendido como sendo o menor raio instantâneo da parábola, isto é, uma circunferência de raio (Rv) igual ao raio instantâneo do vértice da parábola.

Tipos de curvas verticais
Conforme vimos no último post, as curvas verticais tem o principal objetivo de realizar a concordância entre duas rampas e podem ser de dois tipos: côncavas ou convexas, conforme veremos na imagem a seguir.

Outro ângulo pouco conhecido é “Divergência em Curvas”. Numa curva, as rodas do veículo não fazem círculos com o mesmo diâmetro. Fazem em ângulos diferentes para não haver arraste dos pneus; a roda interna vai descrever um ângulo maior, porque seu raio de curva será sempre menor do que a roda externa da curva.

A curvatura mede quanto é que a curva se afasta de estar contida numa recta (portanto, linhas rectas têm curvatura zero), e a tors˜ao mede quanto é que a curva se afasta de estar contida num plano (portanto, curvas planas têm tors˜ao zero).

Para o nosso caso, a superelevação máxima será de 10 %.