Quais são os três tipos de currículo escolar?
Existem tipos de manifestações de currículo escolar, também chamadas de níveis de currículo escolar, a fim de distinguir conteúdo, formas de trabalho, organização e seleção pedagógica de cada um deles. São eles: currículo real (em ação), currículo oculto (implícito) e currículo formal (prescrito).
O que é currículo real formal e oculto?
A diferença entre o currículo oculto, o formal e o real
A principal diferença entre os três tipos de currículo é a explicitação em documentos do que será feito no processo de ensino e aprendizagem. Como já vimos antes, o currículo oculto é inconsciente.
O que é currículo de acordo com a Bncc?
A BNCC apresenta os conhecimentos fundamentais que se espera que o estudante aprenda em cada ano da Educação Básica. Já o currículo se configura como o percurso que cada instituição educacional estabelecerá para desenvolver as competências e habilidades propostas pela BNCC.
Qual é o tipo de currículo mais utilizado?
Currículo cronológico
Este é o tipo de currículo mais comum, em que as informações são inseridas na ordem cronológica inversa, ou seja, das mais recentes para as mais antigas. O currículo cronológico inverso tem basicamente esta estrutura abaixo. Dados para contato: seu nome, número de telefone, endereço e e-mail.
Como deve ser o currículo de acordo com a Bncc?
Selecionamos três dicas fundamentais para responder a esse debate.
- Entenda a dimensão. É essencial que você e todos os outros envolvidos na organização do currículo escolar entendam a importância do papel que estão desempenhando. ...
- Explore, leia, pesquise, compartilhe. ...
- Use ferramentas educacionais.
O que define o currículo escolar?
O currículo escolar funciona como um guia de todo o processo educacional, pois ele determina o caminho que os alunos vão percorrer na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que serão estudados, bem como as atividades e competências a serem desenvolvidas.
Como é composto o currículo escolar?
O currículo inclui tudo o que será ensinado, não apenas a teoria. E, sim, os aspectos humanos e sociais, como comportamentos e valores que os estudantes vão aprender em cada aula. Resumindo, é uma ferramenta de ligação entre escola, cultura e sociedade.
São exemplos de currículo oculto?
Explicando melhor: o currículo oculto é tudo aquilo que um curso apresenta ao estudante e que não está escrito mas é observável. Por exemplo: o compromisso dos docentes com horários, a disciplina, a relação com pacientes, estudantes e colegas e, principalmente, a honestidade de propósitos.
O que faz parte do currículo oculto?
Desse modo, no currículo oculto são aprendidos comportamentos, atitudes, valores e orientações que a sociedade requer das novas gerações para que se ajustem às estruturas e ao funcionamento da sociedade já constituída.
O que é currículo formal exemplo?
O currículo formal ou oficial é aquele conjunto de diretrizes normativas prescritas institucionalmente, como, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais divulgados pelo Ministério da Educação, as propostas curriculares dos Estados e Municípios.
Qual a diferença entre a LDB e a BNCC?
Ao dizer que os conteúdos curriculares estão a serviço do desenvolvimento de competências, a LDB orienta a definição das aprendizagens essenciais, e não apenas dos conteúdos mínimos a ser ensinados. Essas são duas noções fundantes da BNCC."
Quais são os eixos do currículo?
Os Itinerários Formativos, que são a parte flexível do currículo, estão organizados em três componentes: Aprofundamento, Eletivas e Projeto vida. E esses componentes devem dialogar com quatro eixos estruturantes: investigação científica, mediação e intervenção sociocultural, processos criativos e empreendedorismo.
Qual é a lei que regulamenta a BNCC?
É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.
O que é currículo e prática pedagógica?
O que é currículo e práticas pedagógicas? Destacamos como objetivo principal identificar e analisar os conhecimentos que o professor constrói em um processo de formação continuada e como estes repercutem na sua ação pedagógica.
Qual é a função de um currículo?
Um currículo nada mais é do que um breve resumo sobre você, sobre suas experiências, certificações, educação e objetivos profissionais. Ele vai ser a primeira impressão que o recrutador terá sobre você quando você se candidata à uma vaga específica.
Qual é a função do currículo?
Além de descrever a jornada profissional de uma pessoa, o currículo pode ser ser utilizado como uma apresentação profissional onde demonstra seus conhecimentos, habilidades e experiências vividas até aquele comento. Porém um currículo também pode ser usado para: Ser utilizado em processo seletivo interno a empresa.
O que é currículo descritivo?
Para quem não sabe o que é descrição no currículo, nada mais é do que o relato a respeito de você como profissional. Isso inclui formação (independentemente do nível), habilidades (soft skills), conquistas e experiências prévias (remuneradas ou não).
O que mais chama atenção no currículo?
Destaque suas experiências profissionais
A seção de experiências profissionais é a mais importante do seu currículo. Por isso, você deve aproveitar ao máximo para destacar o seu perfil profissional. Para não errar, siga os passos abaixo: Liste suas experiências, da mais recente para a mais antiga.
Quais são as principais características de um bom currículo?
A maioria dos especialistas em Recursos Humanos concorda que as principais características de um bom currículo são a clareza e a objetividade. Isso significa que o documento deve ser curto (três páginas no máximo) e as informações devem estar relacionadas à vaga em questão.
Qual é o currículo da Educação Infantil?
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico.