Quais são os três tipos de choque?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

O choque hipovolêmico é causado por uma redução do volume sanguíneo (hipovolemia). É o tipo mais frequente de choque.

O choque é um estado de hipoperfusão de órgãos, com resultante disfunção celular e morte. Os mecanismos podem envolver volume circulante diminuído, débito cardíaco diminuído e vasodilatação, às vezes com derivação do sangue para não passar pelos leitos capilares de troca.

Quais são os sintomas do estado de choque?

  • queda súbita da pressão arterial;
  • redução da oxigenação;
  • diminuição da temperatura;
  • tontura;
  • aceleração da respiração ou dificuldade respiratória;
  • aumento da frequência cardíaca;
  • desmaio ou perda da consciência.

Abaixo discutiremos sobre os tipos, suas características e o manejo.

  • Choque Hipovolêmico.
  • Choque Cardiogênico.
  • Choque Distributivo.
  • Choque Obstrutivo.
  • Quadro Clínico do choque.
  • Exames complementares.
  • Tratamento do choque.
  • Referência bibliográfica.

O que é choque hipovolêmico? O choque hipovolêmico é uma situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. Essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo, levando a problemas em vários órgãos e colocando a vida do paciente em risco.

Assim, há volume sanguíneo circulante inadequado, resultante de hemorragia ou depleção aguda de volume. Dividimos em choque hipovolêmico hemorrágico e não hemorrágico .

Na hora que o dedo encosta acidentalmente num fio da rede, o choque de 220 volts é duas vezes mais forte que um de 110 volts. Isso porque, no caso do corpo humano, quanto maior a tensão na tomada, maior a corrente elétrica que causa o choque, tornando mais perigoso.

Choque elétrico.
O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração.

No corpo humano o choque elétrico que entra por uma das mãos e sai pela outra, ou por uma das pernas, é tido como um dos mais perigosos pelo fato da corrente elétrica passar pelo coração, provocar “fibrilação ventricular” e, consequentemente, a parada cardíaca.

O choque obstrutivo pode ser definido como uma redução do débito cardíaco secundário a um inadequado enchimento ventricular. As principais causas de choque obstrutivo são o tamponamento pericárdico, a embolia pulmonar maciça e o pneumotórax.

Tipo de choque

  1. Hipovolêmico. Ocorre uma diminuição significativa do volume de sangue circulante no corpo, levando a uma queda da pressão arterial e redução do fluxo sanguíneo para as células. ...
  2. Cardiogênico. O coração é incapaz de bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. ...
  3. Obstrutivo.

Ao notar que uma pessoa está em estado de choque, é preciso chamar imediatamente o serviço de emergência e iniciar os procedimentos de primeiros socorros. Alguns procedimentos recomendados são: Afrouxar suas roupas no pescoço, peito e cintura para facilitar a respiração e circulação; Deve-se observar o pulso da vítima.

O choque cardiogênico acontece quando o coração perde sua capacidade para bombear sangue em quantidade adequada para os órgãos, causando diminuição acentuada da pressão arterial, falta de oxigênio nos tecidos e acúmulo de líquidos nos pulmões.

O choque cardiogênico é um estado agudo de débito cardíaco diminuído, resultando em perfusão tecidual inadequada, apesar do volume circulante adequado, e representa a principal causa de morte intra-hospitalar em pacientes com infarto agudo do miocárdio (IAM).

As causas do choque cardiogênico estão relacionadas a condições que geram agressão ao miocárdio, aumento do consumo de oxigênio e alteração da função do ventrículo. O IAM extenso é o principal fator precipitante deste tipo de choque.