Quais são os três tipos de aprendizagem significativa?

Perguntado por: nborges . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Existem três tipos de aprendizagem significativa que são aprendizagem representacional, conceitual e proposicional.

A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.

O tipo mais básico de aprendizagem significativa é a aprendizagem do significado de símbolos individuais (tipicamente palavras) ou aprendizagem do que eles representam. Ausubel denomina de aprendizagem representacional este tipo de aprendizagem significativa (op.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.

Na aprendizagem significativa, o aluno precisa atuar ativamente para descobrir e estabelecer significado ao conhecimento. Isso faz com que o estudante saia da zona da passividade, muito vista nos métodos antigos de ensino-aprendizagem nos quais o professor detém todo o conhecimento na sala de aula.

O nosso principal papel como professores, na promoção de uma aprendizagem significativa é desafiar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se assim mais inclusivos com relação a novos conceitos.

Como a aprendizagem significativa se dá de forma subjetiva para o aluno, é preciso aplicá-la com práticas que envolvam os professores e a escola.
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Sendo assim, a escola pode aplicar diferentes técnicas como:

  1. aprendizagem por resolução de problemas;
  2. gamificação;
  3. design thinking;
  4. aprendizagem criativa.

Vantagens da aprendizagem significativa
Isso porque os estudantes desenvolvem a capacidade de relacionar os conceitos aprendidos em sala de aula a outros contextos, contribuindo assim para todo o seu processo educacional, capaz de desenvolver novos aprendizados. Outra vantagem desse método é o efeito residual.

De acordo com ele, há duas condições para que a aprendizagem significativa ocorra: o conteúdo a ser ensinado deve ser potencialmente revelador e o estudante precisa estar disposto a relacionar o material de maneira consistente e não arbitrária (leia o trecho de livro no quadro à direita).

Quais são os tipos de aprendizagem?

  • Musical.
  • Lógico-Matemática.
  • Interpessoal.
  • Intrapessoal.
  • Corporal-cinestésica.
  • Espacial.
  • Linguística.

as 5 etapas do aprendizado são:

  • Compreender;
  • Reter;
  • Praticar;
  • Disseminar;
  • Criar;

Dentro da organização da aula destacaremos agora seus Componentes Didáticos, que são também abordados em alguns trabalhos como elementos estruturantes do ensino didático. São eles: os objetivos (gerais e específicos), os conteúdos, os métodos, os meios e as avaliações.

Nesta mesma unidade, são apresentadas três teorias e suas contribuições para a área do ensino e da aprendizagem. As abordagens teóricas são a Psicanálise, o Comportamentalismo e o Humanismo, denominadas de as “três grandes forças em Psicologia”.

As ideias de Lev Vygostky possuem quatro conceitos elementares: interação, mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). O teórico defendia que, para melhorar o nível da aprendizagem, mais do que o indivíduo agir sobre o meio, ele precisava interagir com o meio.

Em síntese, a aprendizagem cognitiva consiste em um estilo de aprendizagem que se concentra no uso mais eficaz do cérebro com o objetivo de incentivar os alunos a se envolverem de forma ativa e completa no processo de aprendizagem.

Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Vejamos as três principais:

  1. 1 – Intencionalidade e reciprocidade. O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. ...
  2. 2 – Transcendência. Não basta aprender para fazer uma prova. ...
  3. 3 – Mediação do significado.

Para que a aprendizagem seja significativa, o professor deve criar um ambiente em sala de aula, que seja propício à aprendizagem, com aulas práticas e demonstrativas, tornando-se orientador e motivador dos alunos.

O aluno deve saber como buscar a solução de seus problemas, saber como conquistar e consolidar seu espaço na sociedade, bem como ter os instrumentos para apropriar-se da cultura, enfim, deve saber viver… E a escola não pode e nem deve dizer que ensinar a viver é responsabilidade dos pais.