Quais são os três tipos de amor que existe?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os 3 tipos amores definidos pelos gregos e utilizados por muito autores até os dias atuais são: Eros, Philia e Ágape. Além disso, esses amores são discutidos na filosofia no questionamento da “natureza do amor”.

Índice

  • 1 Amor fraternal - Storge.
  • 2 Amizade - Philia.
  • 3 Amor romântico - Eros.
  • 4 Amor incondicional - Ágape.

É o sentimento que um irmão tem pelo outro, ou que os amigos experimentam entre si. É o amor que leva uma pessoa a ajudar outra. Este é o amor traduzido por filadelfos. Descreve o relacionamento entre os irmãos que se ajudam mutuamente.

De acordo com a passagem da Bíblia em 1 Coríntios 13:4-7, "o amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

A “teoria dos 3 amores” ainda mostra que podemos ter várias paixonites ao longo da vida e até namorar e se comprometer com mais de três pessoas, mas apenas três delas são capazes de despertar esses três tipos de amores que somos capazes de experimentar.

Ágape pode ser o amor que se doa, o amor incondicional, o amor que se entrega. A expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia, em cartas, em correspondências entre amigos, era usado, da mesma forma que nos dias de hoje, se usa no início de um texto a palavra "prezado".

O que é o Amor Verdadeiro. Costuma-se dar o nome de amor verdadeiro a um sentimento muito forte de afeto entre duas pessoas. Esse sentimento é tão intenso que é capaz de unir essas duas pessoas sob quaisquer circunstâncias, mesmo diante das maiores dificuldades e provações.

Alguns exemplos práticos são: Toque físico: abraçar, beijar, tocar o ombro, massagear, ter relações sexuais; Atos de serviço: lavar a louça, levar o carro para lavar, preparar um café da manhã ou jantar, limpar a casa; Tempo de qualidade: conversa olho no olho, assistir a um filme juntos, passeio a dois no parque.

De acordo com a psicóloga clínica Kristina Hallett disse ao site mindbodygreen.com, existem dois tipos principais de amor interpessoal: amor apaixonado (que é o que pensamos como amor romântico, envolvendo atração e desejo sexual) e apego (também conhecido como amor compassivo, que pode ser entre cuidadores e filhos).

O amor fraternal valoriza a confiança mútua, havendo também um perfeito entrosamento entre as pessoas, porque são relacionamentos tranquilos e afetuosos, duradouras e estáveis, profundo e compromissado.

O Amor romântico
Em uma “escala” de amor, primeiro sente-se atraído, começa a gostar, sentir afeição, e se esse relacionamento perdura vira amor. Por último, o amor ágape (amor incondicional/divino), é considerado por Lewis o mais importante dos amores, e uma virtude cristã.

Você sabia que os seres humanos geralmente se apaixonam por três pessoas ao longo de suas vidas, e que esses três amores, cada um diferente do outro, são necessários para aprender como amar e ser amado da forma correta?

As principais diferenças entre o amor e o desejo são que o amor é um sentimento mais profundo, duradouro e comprometido. O desejo, por outro lado, é uma força instintiva de atração física e sexual para alguém. O amor envolve cuidar do bem-estar da pessoa amada enquanto o desejo se concentra na satisfação própria.

Sendo o mais recorrente e conhecido o símbolo do coração, sua conotação vai mais além, de modo que ícones como Eros ou Cupido, Afrodite ou Vênus, São Valentim, o símbolo do infinito, o anel, o morango, a rosa, a cor vermelha, o beijo, a maçã, estão relacionados com esse sentimento.

Significado de Ágape
substantivo feminino Designação comum para se referir ao amor de Deus; amor divino; amor incondicional. Festividade ocorrida entre os cristãos, caracterizada pela refeição que era compartilhada com os demais, sendo também celebrado o rito eucarístico.

O amor de Deus envolve todas as pessoas e, por esse motivo, algumas delas dizem que ele é “incondicional” e, em sua mente, podem dar a esse pensamento o significado de que as bênçãos de Deus são “incondicionais” e de que a salvação é “incondicional”.

Durante Seu ministério terreno, Jesus mostrou Seu amor pelas pessoas abençoando e servindo os pobres, os doentes e os aflitos. Disse a Seus discípulos: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12; ver também João 13:34–35; Morôni 7:46–48).

O amor nunca falha!” (1 Coríntios 13:4-7). O amor é abnegado porque age em benefício do próximo. Desse modo, os cristãos devem amar, e permanecer calmos diante das adversidades (I Coríntios 13:8).