Quais são os três tipos de alma?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Segundo Aristóteles a Alma é composta por três faculdades, a saber: alma nutritiva, que pertence a todos os seres vivos; alma sensitiva, própria dos animais e alma intelectiva, pertencente exclusivamente ao ser humano.

Já a alma sensitiva diz respeito aos seres vivos que possuem a faculdade de sentir; olfato, paladar, tato, visão e audição. Pelo meio interno e externo o ser consegue perceber, pelos órgãos receptores, as sensações ao redor.

A alma se encontra em todo o corpo que anima e se acha difundida, não por difusão local, mas como atividade vivificante, de tal modo que está presente toda inteira e, simultaneamente, em todas e cada uma das partes do corpo. De fato, ela está "[...]

A alma humana é aquilo que no homem é capaz de atingir o conhecimento, a contemplação do ser em si e tende para a purificação da alma, pela prática da virtude. A alma deve obrigar o corpo a obedecer, dirigindo-se para a virtude, deixando as paixões do corpo de lado.

· A alma colérica ou irascível, que se irrita contra tudo quanto possa ameaçar a segurança do corpo e da vida, tudo quanto cause dor e sofrimento; porque incita a combater perigos contra a vida, é a faculdade combativa, situada "acima do diafragma na cavidade do peito", isto é , no coração; também é mortal, pois existe ...

Alma concupiscente
É a mais baixa de todas. É constituída pelos desejos e necessidades básicas. Está localizada no ventre, e tem como virtude, a Moderação. Devido às 3 virtudes, se controla o corpo e a alma racional controla as outras duas, obtendo-se assim a justiça, a felicidade .

Para Sócrates a “alma” era uma substância simples, imaterial, ou seja, espiritual e essencialmente distinta do corpo, sendo o corpo e a alma componentes distintos, mas correlacionados.

Na teoria da Alma, Platão a divide em três partes: A Alma Racional, que rege a Cabeça A Alma Irracional que rege o Coração. A Alma Concupiscente que rege o Baixo Ventre.

A alma de ouro corresponde a razão, pertence à cabeça; a alma de prata corresponde a vontade, pertence ao peito; as almas de bronze e ferro correspondem ao desejo ou ao prazer, ao baixo ventre. Além de que cada parte de determinada alma representa um ideal ou virtude.

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.

Alma vegetativa: a alma vegetativa é responsável pela geração, nutrição, pelo crescimento e pela reprodução dos seres vivos.

A psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. Deriva-se das palavras gregas: psiquê que significa “alma” e logia que significa “estudo de”.

Corpo, alma e espírito
Na visão bíblica, alma é o que uma pessoa é, sendo a parte que pensa, que tem emoções, ou seja, é a experiência física do corpo, que faz com que a vida seja mais do que algo automático. É a alma que está ligada a parte física e não física da vida, sendo a ligação entre o corpo e o espírito.

O Zohar ensina que 30 dias antes de a pessoa morrer a alma começa a sair do corpo. A alma tem três aspectos ou níveis, chamados Nefesh, Ruach e Neshamá. Na hora da morte os dois níveis mais elevados deixam o corpo. O mais baixo, Nefesh, passa por um processo de até 11 meses para se desprender do corpo.