Quais são os três tipos de afasia?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Segundo a American Stroke Association, existem três tipos de afasia: de Wernicke (compreensiva), de Broca (expressiva) e global.

Afasia de Broca ocorre por danos no lobo frontal, área cerebral responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, linguagem e emoção; Afasia de Wernicke resulta por lesões no lobo temporal, àrea responsável pelo gerenciamento da memória; Afasia mista, situação em que as duas zonas são afetadas.

Como seus sintomas começaram com uma fala arrastada, o caso de Bruce Willis pode ser classificado como um tipo de DFT chamada afasia progressiva primária, disse o Dr.

A afasia afeta a capacidade de comunicação dos indivíduos. Uma pessoa com afasia pode ter dificuldade de se expressar verbalmente, de ler e também de escrever. A afasia ocorre após um dano cerebral, sendo o AVC a causa mais comum desse problema.

Para as afasias, o tratamento envolve programas de reabilitação da linguagem, principalmente a partir da fonoterapia. A partir disso, o paciente pratica as habilidades linguísticas e diminuem as deficiências com outras formas de se comunicação. A participação da família pode ajudar na reabilitação.

O diagnóstico de afasia é feito pelo neurologista, porém alguns sintomas podem ser notados pelo próprio paciente ou pessoa próxima.

"A afasia progressiva primária se assemelha muito à doença de Alzheimer, que também tem como suas primeiras manifestações as alterações de linguagem. A diferença é que não é tão desproporcional aos outros aspectos cognitivos - na APP, esses sintomas tendem a ser bem mais marcantes."

“Quando (a afasia) é por lesão, por AVC, a gente reabilita o paciente com estimulação do processamento da linguagem. Dizer que tem cura ou que a pessoa volta a se comunicar como antes, isso vai depender muito de cada caso, da extensão dessa lesão e da gravidade do quadro.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Afasia motora ou de Broca: caracteriza-se por uma expressão verbal não fluida e diminuída, com esforço para falar, frases reduzidas, alteração da prosódia e supressão de enlaces gramaticais (agramatismo). A capacidade de repetição está alterada, bem como a evocação de nomes de objetos ou figuras (anomia).

A afasia de Broca (também chamada de afasia motora) é um tipo não fluente. A afasia motora resulta de danos a uma parte do cérebro chamada área de Broca, localizada no lobo frontal, geralmente no lado esquerdo. É uma das partes do cérebro responsável pela fala e movimento motor.

Não há como prevenir diretamente a afasia. A prevenção ocorre ao evitar as doenças de base. Como o AVC é uma das principais causas, deve-se controlar seus fatores de risco, como: controle da pressão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros.

A afasia progressiva primária, por sua vez, é uma doença neurodegenerativa caracterizada como um quadro de demência progressiva, cujo principal acometimento é a linguagem. A doença provocou a morte da promotora de eventos Alicinha Cavalcanti, de 58 anos nesta segunda-feira (2).

Sharon Stone, Emilia Clarke e outras estrelas já sofreram com sintomas da doença. Após um diagnóstico de afasia, um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação, Bruce Willis vai se aposentar da atuação.

Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Sintomas da Afasia
substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro; fala palavras irreconhecíveis; não entende a conversa de outras pessoas; escreve frases sem sentido.

“As pessoas que têm afasia continuam sendo elas mesmas. Elas podem ter uma vida social ativa, outras têm condições de trabalhar, de ter uma função, de se sentirem produtivas.

Em 2022, Bruce Willis havia recebido o diagnóstico de afasia, disfunção que impede a comunicação adequada. Geralmente causada por acidentes vasculares cerebrais, tumores ou traumatismos crânio-encefálicos, a doença está associada à dificuldade na fala e à compreensão escrita, sonora e visual.

Eles podem ser diferenciados pela avaliação da linguagem (testes de compreensão de palavras e frases, nomes, repetição, fala espontânea, leitura e escrita), além de testes de articulação (testes para avaliar a força, coordenação, velocidade e amplitude de movimentos dos músculos da articulação da fala) e programação ...