Quais são os três reis dos hebreus?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Após a conquista da região, os hebreus se organizaram em uma monarquia, dando início a era dos reis. Os reinados de Davi e Salomão marcaram o auge do período monárquico. Após o reinado de Salomão, os reinos se dividiram em reinos do norte, chamado de Israel, e reino do sul, chamado de Judá.

rei Saul

O primeiro dos reis hebraicos foi Saul, que após sofrer algumas derrotas militares veio a sofrer forte pressão de alguns oponentes ao seu governo. Não suportando tamanha oposição, o rei Saul cometeu suicídio e deixou o trono vago para que um jovem e destemido guerreiro, chamado Davi, viesse a assumir o trono hebraico.

Os principais patriarcas hebreus, foram : Abraão , Isaac, Jacó (também chamado Israel, daí o nome israelita), Moisés e Josué.

A época de preparação do reinado é descrita em 1 Samuel 1–7. Em seguida, o período do reino unificado com os Seus três reis (Saul, Davi e Salomão), é registrado em 1 Samuel 8 – 1 Reis 11. O terceiro período, que descreve o reino dividido é registrado em 1 Reis 12–2 Reis 17.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

A monarquia hebraica teve três grandes reis, que foram: Saul (1030-1010 a.C.); Davi (1010-970 a.C.); Salomão (970-930 a.C.).

rei Salomão

O rei Salomão foi o terceiro rei de Israel, filho de Davi e Bate-Seba. O rei Salomão governou sobre Israel aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Salomão é conhecido por sua sabedoria, e por ter sido o rei que construiu o primeiro Templo de Jerusalém.

O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Javé

Neste processo de formação de identidade, um mito é fundamental pois é o pilar deste novo povo: Javé – o Deus Único.

Saul

Saul, O Primeiro Rei de Israel - Volume 18 - Graça Editorial.

Embora muitos historiadores considerem Narmer — que governou o Egito por volta do ano 3100 a.C. — como a figura histórica mais antiga associada ao cargo de rei, eles apontam um antigo manuscrito chamado Lista de Reis Sumérios como o documento que lista os primeiros reis, tanto concretos como fictícios.

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Os hebreus são povos originários da Mesopotâmia que passaram pela Babilônia e pela Síria, mas se estabeleceram e viveram no Oriente Médio por volta do segundo milênio a.C. Mais tarde originaram os semitas como os judeus e os árabes, mas posteriormente o termo hebreu foi associado somente ao povo judeu.

A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.

Nomes dos reis magos
Atualmente, a tradição cristã afirma que os três reis magos chamavam-se Gaspar, Baltasar ou Belchior (ou Melchior).

O que representam os 3 reis magos
Os 3 reis representam as 3 raças distintas que se conheciam. Mas também podem representar as 3 idades (juventude, idade madura e velhice), sendo eles representados de acordo.

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.

Dessa forma, o termo judeus ficou conhecido. Atualmente, ele é usado para designar os seguidores do judaísmo. Além disso, é o termo mais usado para nomear os descendentes de Abraão. Logo, os termos hebreu, israelita e judeu cumprem o mesmo propósito.

Balduíno I

Balduíno I
Primeiro soberano de Jerusalém intitulado oficialmente Rei.