Quais são os três princípios do calvinismo?

Perguntado por: aescobar . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Calvinismo é uma religião cristã surgida durante a Reforma Protestante e que se baseia na predestinação, na valorização dos bons costumes e na defesa do trabalho e do lucro.

Dentro da teologia calvinista, a ação de Cristo ao sacrificar-se não foi um ato para salvar toda a humanidade, mas apenas os eleitos. O calvinismo também enxergava a fé de maneira mais individualizada, e por isso o papel de intermediação com Deus feito pelos clérigos na Igreja Católica era criticado por Calvino.

Para o arminianismo, um homem pode deixar de ser salvo caso peque e não se arrependa e não persista nas boas obras. Já o calvinismo entende que, já que todo processo de salvação é uma ação divina, uma pessoa não pode fazer nada para ser salva ou deixar de ser.

Por que não sou calvinista é uma defesa bíblica, teológica e filosófica do arminianismo feita de maneira clara, conciliadora e em linguagem acessível, alcançando um público mais abrangente, além de ser uma excelente contribuição para o debate soteriológico nesta geração.

Lutero pertencia à primeira geração da Reforma Protestante, enquanto Calvino era um reformador da segunda geração. Graças ao suor, sangue e lágrimas de Lutero, Calvino herdou um rico legado teológico que ele foi capaz de cultivar.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

Derivada do conceito Agostiniano a respeito do pecado original, a Depravação Total afirma que o homem é escravo do pecado. Portanto, torna-se impossível a salvação através de méritos humanos ou esforços próprios, pois, a mesma somente se dará através da ajuda e graça de Deus.

A Reforma de Lutero
Calvino ficou na cidade durante dois anos, mas elaborou um código litúrgico e cível tão severo que acabou sendo expulso pelo conselho municipal.

Segundo o biógrafo Courvoisier, Estrasburgo foi a cidade onde Calvino tornou-se verdadeiramente Calvino.

"Quando calvinismo e capitalismo se encontram é o casamento perfeito, pois ambos possuem afinidades eletivas, ou seja, a mesma lógica de funcionamento", argumenta ele. "Ambos valorizam o trabalho e reinvestem o fruto do trabalho em mais trabalho. O que, em última instância, gera acúmulo de capital."

Os Cinco Pontos do Calvinismo

  • Depravação total.
  • Eleição incondicional.
  • Expiação limitada.
  • Graça irresistível.
  • Perseverança dos santos.

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

  • VONTADE LIVRE : O primeiro ponto do arminianismo sustenta que o homem é dotado de vontade livre. 1.1. ...
  • ELEIÇÃO CONDICIONAL. 2.1. ...
  • EXPIAÇÃO UNIVERSAL. 3.1. ...
  • A GRAÇA PODE SER IMPEDIDA. 4.1. ...
  • O HOMEM PODE CAIR DA GRAÇA.

Os calvinistas são os evangélicos e igrejas que se orientam pelo legado do reformador francês João Calvino. Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas.

Pode-se admitir a predestinação, mas apenas no sentido de que Deus predestinou todos nós para a glória, para a salvação sempiterna. Mas não todos de uma vez, e sim cada um ao seu tempo de mérito para passar pela porta estreita. E os que serão condenados, o serão apenas temporariamente ou em uma das eternidades.

Além da premissa da predestinação, Calvino também defendia a salvação pela fé, a valorização moral do trabalho e a prática da poupança como caminho para o enriquecimento. Essas defesas iam ao encontro dos interesses da burguesia de Genebra, que acolheu Calvino e cedeu-lhe grande espaço para atuação política.

Martinho Lutero foi monge agostiniano e questionou a cobrança de indulgências por parte do alto clero da Igreja Católica. Na Dieta de Worms, Lutero foi convocado a confirmar ou negar o que escrevera, e ele confirmou. Isso o fez ser banido do Sacro Império Germânico.

Críticas às indulgências
Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.