Quais são os três princípios de um coordenador pedagógico?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Como é possível perceber, essa função é bem complexa e demanda bastante dos educadores que a ocupam. Para isso, existem três princípios básicos que guiam a atuação de um coordenador: formar opinião, articular relacionamentos e transformar o ambiente.

Competências que não podem faltar em um coordenador pedagógico

  • Liderança. O coordenador pedagógico está a frente de diversos projetos da escola, precisa orientar professores e lidar com demandas de alunos em sua rotina. ...
  • Comunicação. ...
  • Visão. ...
  • Senso de coletividade. ...
  • Inovação. ...
  • Humanidade.

Então, seu perfil de coordenador pedagógico é parceiro. A sua rotina não é monótona, pois existem etapas distintas, como momentos para fazer planejamento, encontrar professores e dar orientações em sala de aula. Dentre todos os perfis, esse é o mais adequado, pois tem como característica principal o equilíbrio.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais: Direitos de aprendizagem e desenvolvimento; Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento; Campos de experiências.

Um Coordenador é um líder/gestor responsável pela gestão de uma equipe. As responsabilidades do coordenador incluem garantir que os trabalhos sejam concluídos dentro dos prazos e orçamentos especificados, além de motivar os membros da equipe, realizar avaliações e monitorar a qualidade de todos os processos executados.

Vamos começar falando sobre a função principal do coordenador pedagógico. Ele trabalha como principal mediador entre o projeto pedagógico e aqueles que o aplicam. Ou seja, os professores. Sua principal função é auxiliar os professores a compreender e aplicar o projeto pedagógico.

O coordenador pedagógico é o responsável por exercer a função de ordenar e auxiliar os profissionais que fazem parte da equipe pedagógica de uma escola. Ele é o elo entre os professores e o diretor, sendo um personagem fundamental para a prática eficiente do ensino e para a boa convivência de todos os profissionais.

Podemos citar o preenchimento de papéis, a condução de reuniões, revisão de documentos e diários de classe, elaboração de relatórios, entre outros. Além disso, a rotina de um coordenador está repleta de interações, seja com o corpo docente da escola ou com os familiares.

O resultado da pesquisa apontou para as seguintes competências: Decisão e Solução de Problemas; Prontidão; Organização e Planejamento; Comunicação Verbal; e, Visão de Futuro.

Um dos grandes desafios que precisa ser pontuado é o trabalho com a gestão democrática. Além de direcionar os professores, o coordenador tem a função de elaborar e preencher vários documentos, planilhas e tabelas que demonstram e sintetizam o andamento do aprendizado em sua unidade escolar.

Quais são as características fundamentais para um coordenador de equipe?

  • Ética e total discrição. Os coordenadores de equipe são o coração da empresa. ...
  • Boa comunicação. ...
  • Atuar de acordo com os interesses da organização. ...
  • Liderança motivadora. ...
  • Desenvolvimento dos profissionais. ...
  • Facilidade para alcançar os objetivos da empresa.

O que observar
Durante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola.

O coordenador pedagógico tem grande importância no espaço escolar. Ele promove a integração dos professores, dos alunos e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Falado pela primeira vez em 1999, por Jacques Delors, professor político e economista francês, os quatro pilares da educação foram exibidos por meio do relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Unesco. Delors criou o documento com o objetivo de ajudar a mudar o cenário da educação do período.