Quais são os três principais ramos da cartografia?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Principais ramos da cartografia. Elementos de geodésia. Sistemas de projeção. Sistema de Coordenadas.

A cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: a cartografia sistemática, focada na representação mais precisa do espaço geográfico, com destaque para seus aspectos naturais; a cartografia temática, utilizada para representação e interpretação de dados analíticos do espaço.

Entre as características da cartografia está o dinamismo. Antes dependente de equipamentos manuais, mesmo canetas e papel, hoje o trabalho é feito com os mais modernos softwares gráficos. O computador, como na maioria dos campos, dotou a cartografia de maior precisão e confiabilidade.

Elementos da cartografia – Título
O primeiro dos elementos da Cartografia que um mapa precisa obrigatoriamente ter é o título. O mesmo indica qual é o tema retratado no mapa, vindo muitas vezes acompanhado de um subtítulo. Em mapas históricos, é normal o título indicar o ano ou período do espaço representado.

A Cartografia Sistemática, também chamada de Cartografia Topográfica, é aquela que tem como objetivo a representação espacial de fenômenos atrelados aos aspectos físicos do planeta, como formações geológicas, geomorfológicas e pedológicas.

Como exemplo de mapas temáticos, podemos citar os geológicos, de vegetação, climáticos, etc. A representação dos fenômenos ou temas é ajustada às referências físicas que figuram em uma base cartográfica. Carta geológica. Carta geomorfológica.

Os mapas físicos são os que apresentam formações físicas presentes na natureza. Já os mapas humanos, são representações baseadas na atividade humana (política, social ou cultural). Enquanto os mapas temáticos são representações de um território em função de algum tema.

Como já dissemos, a de Mercator é a mais conhecida, sendo mais útil para fins de navegação por manter a proporção das áreas dos oceanos. A projeção de Peters (imagem a seguir) altera a forma dos continentes e mantém as suas áreas, sendo muito utilizada para representar a importância dos países do hemisfério sul.

São eles: mapa político, físico, econômico e histórico. Mapa Político: esse tipo de representação tem como objetivo explicitar as divisões territoriais, ou seja, as fronteiras entre continentes, países, estados e até municípios, enfatizando que as mesmas são criações humanas.

O que é Cartografia? A Cartografia é a área do conhecimento que consiste em produzir, analisar e interpretar as mais variadas maneiras de se representar a superfície da Terra. Um exemplo disso são os mapas, as plantas, entre outras composições.

Hoje entendemos cartografia como a representação geométrica plana, simplificada e convencional de toda a superfície terrestre ou de parte desta, apresentada através de mapas, cartas ou plantas.

O cartógrafo, ou a pessoa que cursa a engenharia cartográfica, cria e atualiza mapas físicos e digitais que refletem a superfície geográfica dos locais. O intuito é que estes mapas sejam fidedignos, simples e intuitivos para serem usados pelas pessoas, negócios, governos.

Suas funções incluíam conhecer as áreas dominadas e as possibilidades de ampliação das fronteiras, demarcar territórios de caça e representar a visão de mundo que esses povos tinham.

A cartografia social visa identificar o território, mapeando características socioespaciais da população em tela. Seu objetivo é garantir os interesses socioambiental, econômico e cultural ou com vínculos ancestrais e simbólicos de diferentes tipos de comunidade (Gorayeb, 2014).

Os símbolos cartográficos utilizados nas manifestações qualitativas identificam e dão qualidade aos elementos espaciais e podem ser: pontos diferenciados (com formas ou cores diferentes), linhas diferenciadas (com formas ou cores diferentes) e áreas diferenciadas (com cores ou hachuras diferentes), conforme a figura ...

Os tipos de mapas que vamos abordar são: os mapas físicos, mapas demográficos, mapas econômicos, mapas históricos e ainda mapas estilizados.

Existem dois tipos de escala, a gráfica e a numérica. A partir desses formatos, nós vamos conseguir estabelecer uma relação entre o comprimento dos objetos de estudo em um mapa e no mundo real.