Quais são os três principais pilares do planejamento organizacional?

Perguntado por: ucalixto . Última atualização: 29 de maio de 2023
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Em resumo, o planejamento organizacional possui 3 pilares fundamentais de forte impacto dentro de uma empresa: estratégico, tático e operacional. Por isso, é importante ter atenção a todos eles para garantir maior competitividade no mercado.

O desenvolvimento do planejamento estratégico é sustentado por 3 pilares: Missão, Visão e Valores (MVV). Para as empresas, normalmente, esses 3 fatores têm muito em comum com os objetivos, metas e ideais de seus criadores e servem como guias para a organização e direcionamento estratégico das corporações.

O planejamento pode ser classificado, segundo o mesmo autor, em três níveis hierárquicos: estratégico, tático e operacional.

Cada um dos três pilares tem sua importância fundamental para o bem-estar integral do ser humano. Por isso, para quem deseja mais qualidade de vida, é imprescindível buscar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, você deve exercer essas quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Todos os níveis são necessários: o estratégico para o orientar a visão, o tático para desdobrar essa visão em planos de ação menores, e o operacional para levar os planos a execução. Por isso, os planejamentos devem envolver todos da empresa e são um incentivo para que as pessoas se comprometam com os resultados.

Os 4 pilares do planejamento financeiro

  • Conhecimento sobre o orçamento. A primeira ação do planejamento financeiro é realizar um diagnóstico sobre o orçamento e entender tudo sobre as finanças. ...
  • Definição de objetivos. Ter objetivos é muito importante para organizar o planejamento financeiro. ...
  • Gastar menos. ...
  • Foco e disciplina.

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

André Gabillaud

  • 1 – Formulação Estratégica.
  • 2 – Desdobramento da Estratégia.
  • 3 – Orçamento Empresarial.
  • 4 – Metodologia de Acompanhamento.
  • 5 – Suporte Tecnológico.

Missão, Visão e Valores são as partes de uma das mais importantes ferramentas de gestão que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio. É a partir da MVV que as empresas alinham seu propósito e promovem a reflexão sobre o presente e futuro do empreendimento.

Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade
eficiência – realizar as demandas da forma correta; eficácia – obter os resultados esperados; efetividade – manter os resultados positivos.

Missão, visão e valores
A definição clara da missão, visão e valores da organização é um elemento essencial do planejamento estratégico.

O primeiro e talvez mais vital pilar de um planejamento estratégico seja o conhecimento que você possui sobre quem você é enquanto empresa, sobre os seus processos internos, sobre o mercado em que você está inserido e sobre o que você está oferecendo enquanto produto ou serviço.

O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias.

Os três pilares do desenvolvimento humano – conhecimento, recursos internos e atitudes e comportamentos – são fundamentais para o sucesso pessoal e profissional.

Os pilares de um negócio
Fazendo jus ao nome 'pilar' são os grandes responsáveis por sustentar o negócio e fazer com que ele atinja o alto de seu desempenho e possa evoluir de modo contínuo.

Para tratar das questões relacionadas à sustentabilidade, assim como foi definido em 2002, é necessária maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental.

São eles: planejar, organizar, liderar e controlar. (o que deve ser feito, quem deve fazer, como deve ser feito e quando deve ser feito). Este processo tem como resultado o ordenamento das partes ligadas a formação de equipes de trabalho, atribuição de funções, distribuição de recursos e responsabilidades.