Quais são os três principais objetivos de um sistema de custos?

Perguntado por: atrindade7 . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

a) avaliação dos estoques para elaboração de relatórios financeiros e fiscais, alocando os custos de produção entre produtos vendidos e em estoque; b) controle operacional, fornecendo informações para os gerentes de produção sobre os recursos consumidos durante o período; c) apuração individual dos custos dos produtos.

Contabilidade analítica (ou contabilidade de custos); Plano de médio a longo prazo (plano de negócios) e sua articulação no orçamento anual.

O que é controle de custos? O controle de gastos, conhecido também como gestão de gastos, é o processo de organização administrativa para verificar, monitorar e analisar todos os custos fixos e variáveis de uma empresa. Esse tipo de controle serve para garantir uma boa saúde financeira para a organização.

Para que serve e como gerenciá-lo? Um sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes que trabalham juntos para alcançar um objetivo ou conjunto de objetivos. Pode ser uma coleção de componentes físicos ou lógicos, como uma máquina, um organismo, um processo, uma organização ou uma comunidade.

O custo pode ser dividido em custos fixos, os quais são despesas que não variam de acordo com o nível de produção, e custos variáveis, os quais são gastos que aumentam ou diminuem de acordo com a quantidade produzida. Importante: Como regra geral, quanto maior a quantidade produzida, menor o custo unitário.

O objetivo da contabilidade é informar as pessoas e as empresas sobre a sua situação financeira. Para concluir um objetivo tão nobre quanto esse, o contador — ou a equipe de contadores, no caso de uma grande empresa — assume diferentes estratégias e mapeamentos.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.

Através da contabilidade de custos, é possível identificar os custos diretos e indiretos, alocar corretamente os custos aos produtos ou serviços e analisar sua rentabilidade.

Os custos de produção são aqueles ligados ao processo produtivo, podendo ser divididos em custos indiretos, material direto e mão-de-obra direta, ou seja, todos os itens que são obrigatórios no processo produtivo.

Etapas para desenvolver um processo de gestão de custos

  • Planejar o gerenciamento de custos;
  • Estimar os custos;
  • Definir orçamento;
  • Monitorar os custos.

Conhecendo os tipos de custos

  • Custos diretos. O custo direto é aquele que pode ser atribuído a determinado produto ou serviço de maneira direta. ...
  • Custos indiretos. ...
  • Custos fixos e custos variáveis.

O objetivo da contabilidade de custos, de forma geral, é responder a questões essenciais sobre qualquer tipo de negócio, dando suporte à decisão gerencial com relação à fixação do preço de venda e estimar o custo real de produção.

Um sistema de controle pode ser definido como um conjunto de equipamentos e dispositivos que gerenciam o comportamento de máquinas ou outros sistemas físicos. Para isso, é necessário realizar a modelagem matemática da planta, seguida do projeto do controlador.

Dentre os principais benefícios da gestão de custos, podemos citar o maior controle sobre as saídas e a identificação de gargalos. Além disso, a empresa passa a investir com mais assertividade, pois os gestores terão acesso a informações importantes sobre o desempenho financeiro do negócio.

Em suma, o sistema operacional, tem as funções básicas de interpretar os comandos do usuário; controlar os periféricos (teclado, vídeo, discos, impressora, mouse, plotter, etc) e organizar arquivos em disco.