Quais são os três principais erros de prescrição?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quais os principais erros médicos de prescrição?

  • 1) Prescrições de medicamentos omitidas ou atrasadas.
  • 2) Falta de monitoramento para prescrição de anticoagulantes.
  • 3) Dosagem de analgésicos opioides.
  • 4) Mudança na insulina administrada.
  • 5) Overdose de anti-inflamatórios não esteroides sem proteção gástrica.

Entre as principais causas de erros de medicação destacam-se: falta de conhecimento sobre os medicamentos, falta de informação sobre os pacientes, violação de regras, deslizes e lapsos de memória, falhas na interação com outros profissionais, falhas na conferência do medicamento com a prescrição e problemas no ...

Em resumo, as informações indispensáveis na prescrição médica são:

  • Cabeçalho;
  • Identificação do paciente;
  • Identificação do fármaco;
  • Sub-inscrição;
  • Adscrição.

Deve conter: o problema de saúde, tipo de receita, data da prescrição, fármaco e sua indicação, apresentação e forma de uso, tempo de tratamento, principais efeitos colaterais, advertências, previsão de retorno, se indicado”.

“A prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida – direito esse que continua existindo na relação jurídica de direito material – em função de um descumprimento (que gerou a ação). A decadência se refere à perda efetiva de um direito pelo seu não exercício no prazo estipulado”.

Primeiro esquema: a identificação da forma como o prazo é expresso. Na prescrição, os prazos são apenas de anos. Exemplo: Regra Geral à Dez anos. Regra Especial: de um a cinco anos.

A seguir estão os principais erros de no cuidado de enfermagem e como evitá-los:

  • Erros na Administração de medicamentos. ...
  • A Queda do Paciente. ...
  • As Infecções. ...
  • Os Erros de Documentações nos Prontuários. ...
  • A Mecânica Corporal. ...
  • O Cuidado com os Equipamentos e Dispositivos. ...
  • A Falha na Priorização.

Os erros de prescrição foram classificados como de redação ou decisão, sendo avaliada a influência do tipo de prescrição na ocorrência de erros.

Os principais erros relacionados ao preparo e à administração de medicamentos endovenosos foram a não higienização das mãos no preparo e administração dos medicamentos, e a falta de assepsia dos materiais utilizados para a infusão.

As causas mais comuns dos erros são as comunicações insuficientes ou inexistentes; ambigüidade nos nomes dos produtos, semelhanças físicas entre produtos; semelhanças na forma de escrita dos nomes dos produtos; semelhanças entre a sonoridade dos nomes de produtos e procedimentos; formas de recomendações de uso, ...

Erros de enfermagem acontecem por falta de estudo e de respeito ao paciente. A falta de formação adequada e de consciência sobre a função exercida são as principais causas dos erros de enfermagem, segundo os especialista ...

Foram considerados erros de medicação qualquer procedimento que resultasse na administração de medicamentos a pacientes errados, na omissão de dose ou na dosagem errada, pela via errada, em horários superiores ou inferiores a 60 minutos do prescrito, com velocidade de infusão diferente do preconizado na prescrição ou ...

No processo penal, há duas espécies de prescrição: a prescrição da pretensão punitiva, que ocorre antes do julgamento definitivo do processo, e a prescrição da pretensão executória, que ocorre depois do julgamento definitivo.

Não corre a prescrição: I – entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal; II – entre ascendentes e descendentes, durante o poder familiar; III – entre tutelados ou curatelados e seus tutores ou curadores, durante a tutela ou curatela.

Segundo o art. 193 do Código Civil, pode o interessado alegar a ocorrência de prescrição a qualquer momento.

O que é prescrição? A prescrição acontece quando alguém perde o direito de exigir de outrem o cumprimento de alguma ação, por não tê-lo feito dentro de determinado período de tempo. Os prazos prescricionais estão determinados nos artigos 205 e 206 do Código Civil, e não podem ser modificados.

Prescrição é a perda da possibilidade de exigir um direito em razão do decurso do tempo. A definição é dada pelo artigo 189 do Código Civil: "Violado o direito, nasce para o titular a pretensão, a qual se extingue pela prescrição, nos prazos a que aludem os artigos 205 e 206".