Quais são os três pilares que sustentam a teoria celular?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os três princípios da teoria celular são descritos abaixo: Todos os organismos vivos são compostos de uma ou mais células; A célula é a unidade básica de estrutura e organização nos organismos; As células surgem de células pré-existentes.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Uma Teoria Celular completa só emergiu em 1830, pelos cientistas Matthias Jakob Schleiden e Theodor Schwann que a fundamentaram em dois pontos: 1) Todos os seres vivos são compostos por células; 2) A célula é a unidade básica da vida.

Quais são os tipos de célula? Apesar de suas características gerais serem semelhantes, podem ser definidos dois principais tipos de células: as células procariontes e as células eucariontes.

Na verdade, foram necessários 176 anos para que, em 1839, aparecesse a teoria celular, de Theodor Schwann (1810-1882) e de Mathias Schleiden (1804-1881), ressaltando, pela primeira vez, a possibilidade de que as células fossem estruturas fundamentais para o processo da vida¹.

No início, a teoria celular foi elaborada pelo cientista Robert Hooke, no ano de 1665. Com base nessa pesquisa a célula é uma unidade morfofisiológica de todos os seres vivos, ou seja, ela corresponde a menor unidade da vida. Hooke chegou a essa conclusão após observar cortes de cortiça com o auxílio de um microscópio.

A teoria celular é um dos conhecimentos fundamentais da biologia. Agora universalmente aceita, a teoria celular afirma que todos os seres vivos são compostos por células, a unidade estrutural e organizacional básica de todos os organismos e que todas as células vêm de células pré-existentes.

Função da membrana plasmática
Controla as substâncias que entram e saem da célula; Detecta sinais do meio externo; Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.

As células são classificadas basicamente em eucariontes e procariontes. A principal diferença entre esses dois tipos está na estrutura celular. A célula procariótica caracteriza-se pela ausência de núcleo e estrutura simples. Já a célula eucariótica tem núcleo definido e estrutura mais complexa.

Os principais componentes das células são o citoplasma e o núcleo. A membrana plasmática é o componente mais externo do citoplasma, revestindo a parede celular e separando o meio intracelular do ambiente extracelular.

Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso; Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens; Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos; Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

A teoria celular tem três premissas básicas, são elas:

  • Todo ser vivo é formado por células.
  • Todas as atividades inerentes à vida acontecem nas células.
  • Uma célula só se origina a partir de outra célula.

Segundo a hipótese da evolução molecular as primeiras células teriam sido formadas nos mares primitivos a partir de aglomerados de moléculas orgânicas, que por sua vez teriam se originado das reações químicas — impulsionadas por descargas elétricas e radiação UV — entre as moléculas que compunham a atmosfera primitiva.

As mitocôndrias são as organelas responsáveis pelo processo de respiração celular, um processo de obtenção de energia que acontece na presença de oxigênio. As mitocôndrias são organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular.