Quais são os três pilares da maçonaria?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

A tríade Sabedoria, Força e Beleza foi introduzida na Maçonaria por William Preston, em 1775 (TROLHA,1996:96).

Em termos filosóficos, a corda de 81 nós significa a “amarração” universal feita pelos Irmãos em torno do universo representado pela humanidade.

São conhecidas três grandes vertentes em âmbito nacional, também chamada de potências maçônicas: os Grandes Orientes Estaduais federados ao GOB – Grande Oriente do Brasil; as Grandes Lojas Estaduais confederadas à CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil; e os Grandes Orientes Autônomos ou Independentes ...

Boaz e Jaquim (ou Booz) e (Iahin, Jachin ou Jackin) são duas colunas de cobre que ficavam à frente do Templo de Salomão, o primeiro Templo em Jerusalém. Outras versões da Bíblia referem a elas como de latão ou bronze.

É uma representação do mundo e do Cosmos. O templo, é simbolicamente orientado de oeste para leste (de oeste para leste) sobre a duração do Norte (norte) ao meio-dia sobre a largura do nadir e do zénite da sua altura.

A conduta ética maçônica tem dois aspectos: um, o maçom deve viver não só segundo os seus princípios (íntimos) e perseguir a prática da virtude; e o outro, a construção de atitudes que sejam voltadas para compreender a ética e a sua adequação às continuas mudanças na coletividade humana.

A admissão à Maçonaria é restrita a pessoas adultas sem limitações quanto à raça, credo e nacionalidade, desde que gozem de reputação ilibada e que sejam homens íntegros. Nenhum homem, por melhor que seja, poderá ser recebido na Maçonaria, sem o consentimento de todos os maçons.

Para subirem de grau têm de apresentar trabalhos, chamados internamente “pranchas”, e pelo meio vão recebendo formação sobre os símbolos, as histórias e os procedimentos maçónicos.

Essa Corda de 7 Nós, como vimos, substitui a Orla Denteada e simboliza a Cadeia de União, o profundo sentimento de indissolúvel união fraterna com que estão ligados todos os Maçons, não importando suas aparentes diferenças.

O deus Varuna possui uma corda com a qual estabelece a ligação com o mundo. Na escrita do antigo Egito, a corda é uma das representações do alfabeto que tanto pode designar um nome masculino, como a vida ou a existência independentemente da sua manifestação humana.

Trançada com alma
Apesar de introduzida recentemente no Brasil, este tipo de corda tem tido seu uso ampliado a muitas aplicações e em todas as regiões. Muito usada na amarração de cargas devido a sua excelente capacidade de confecção de nós. Na lida com o gado ou mesmo na náutica, sem emprego é garantido e seguro.

Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é a maior Obediência Maçônica da América Latina.

- O passaporte Maçônico deve ser solicitado junto à secretaria da GLMECE e o pagamento deve ser efetuado na tesouraria. O mesmo tem validade de três anos.

Em resumo, um Grande Oriente é uma Organização Maçônica Superior denominada de Potência Maçônica Simbólica, dotada de Soberania no território ou país em que está inserido, ao qual as Instituições Maçônicas acima mencionadas estão subordinadas.

(Latim):Bíblico Booz, de origem hebraica, “alvoroço, grande alegria”. Nome de um personagem bíblico (Rut 4, 1:10).

8) Colunas Norte e Sul
Nosso rito baseia-se no Hemisfério Sul, portanto, no sul há menos luz e no norte mais luz, e assim sendo os Aprendizes sentam-se na Coluna do Sul e os Companheiros na Coluna do Norte.

Um sacerdote (1 Cr 9.10 – Ne 11.10). Ele parece dar o seu nome ao turno 21º de sacerdotes (1 Cr 24.17). 3. Um pilar, no pórtico do templo de Salomão.

Uso dos três pontos na assinatura
É um símbolo da discrição que faz parte do comportamento dos membros da maçonaria e funciona como uma lembrança dos valores discretos que devem ser seguidos pelos maçons.

O xadrez preto e branco no piso, por exemplo, seria uma representação do bem e do mal na natureza humana ou a união entre irmãos maçons. Em Lojas tradicionais, a cadeira do Mestre Venerável fica elevada acima de três degraus. É uma referência a Jacó, personagem bíblico que sonha com uma escada rumo aos céus.

Em Maçonaria é o símbolo da potência, do esforço, da perseverança e da vontade consciente dirigida para a meta de atingir, que para o Maçom é o Conhecimento. É resistível da vontade, secundada pela inteligência e pela bondade é o símbolo da perfeição dos Iniciados, cujo emblema é a Alavanca.