Quais são os três pilares da educação?

Perguntado por: osantos . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os 4 pilares da educação: saber aprender, fazer, conviver e ser!

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Um dos pilares da educação divulgados pela Unesco é Aprender a Fazer. A habilidade cognitiva é comprovadamente mais bem desenvolvida se associada à experiência. E todo processo educativo deveria ser pautado na prática e na colaboração entre os aprendizes.

São eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Esses pilares foram definidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1999, e foram criados pelo professor político e economista francês, Jacques Delors. Sendo, hoje, os 4 pilares que determinam o que não pode faltar na educação de uma criança.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros, com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao ...

O projeto de vida traz a possibilidade de arquitetar, conceber e plasmar o que está por vir. O ser humano tanto pode idealizar uma bomba, quanto a cura para uma doença.

Quarto pilar: Aprender a conviver
Como se aplica: Para desenvolver, o melhor possível, a personalidade e estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

Aprender a fazer
O foco é desenvolver habilidades comportamentais, como a capacidade de se adaptar ao novo, trabalhar em equipe, se comunicar bem, ter inteligência emocional, dentre outros.

Os pilares da educação é o que rege o ensinamento, como deve ser trabalhado o ensinamento onde os alunos devem aprender a como aprender a conhecer, estando relacionado ao ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento.

6. Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros. A educação tem por missão, por um lado, transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e, por outro, levar as pessoas a tomar consciência das semelhanças e da interdependência entre todos os seres humanos do planeta.

Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos, para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios (os estudantes) encontrem suas opções.

A seguir, veja o que cada um dos pilares previstos no documento propõe e que guiam até hoje a educação brasileira:

  • Conhecer;
  • Fazer;
  • Ser;
  • Conviver.

De acordo com o que vimos nos conceitos, estudar é o ato de ler, participar da aula, videoaula, ou qualquer atividade que traga o conhecimento. Já aprender é o conhecimento consolidado na memória.

5 Etapas do processo de aprendizagem

  1. 1 - Compreender. É o início, quando a pessoa é exposta ao conhecimento - como fazer um curso, faculdade e outras modalidades de aprendizagem. ...
  2. 2 - Retenção. É quando a informação é fixada na mente da pessoa. ...
  3. 3 - Praticar. ...
  4. 4 - Disseminar. ...
  5. 5 - Criar.

Recomendo a leitura e resolvi falar sobre os 3 Saberes da Docência que a autora defende como sendo essenciais para qualquer educador: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência.

A educação ao longo de toda a vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser.

1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

Os 7 pilares da gestão educacional envolve a gestão de pessoas, administrativa, financeira, pedagógica, tecnológica, de comunicação e do cotidiano escolar.