Quais são os três pilares da alfabetização?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Esse trabalho analisa as concepções sobre o processo de leitura, interpretação e escrita, tendo por objetivo apresentar uma reflexão sobre essas dificuldades de aprendizagem, bem como, as consequências que a falta da prática dessas habilidades acarretam na vida do indivíduo.

São eles: alfabético, fônico e silábico. Já os métodos analíticos partem da leitura da palavra, frase ou conto para o reconhecimento dos elementos gráficos (sílaba e letra).

Quais são os principais métodos de alfabetização?

  • Método alfabético.
  • Método fônico.
  • Método silábico.
  • Palavração.
  • Sentenciação.
  • Método global.

Aprender a conhecer
Esse pilar da educação trata, portanto, da necessidade em instruir o indivíduo a buscar, pelos próprios meios, maneiras de descobrir e absorver os mais diversos assuntos. Desta forma ele pode identificar quais instrumentos de aprendizado melhor se encaixam em seu perfil.

O método fônico, poucas vezes adotado de forma sistemática no Brasil (cartilhas como a “Caminho Suave” não são exemplo de método fônico), foi indicado pelos especialistas como o melhor caminho para ensinar a ler, tanto para crianças com vulnerabilidade social quanto para as de famílias com melhor poder aquisitivo.

Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

Entender as relações entre grafemas e fonemas; Saber decodificar palavras e textos escritos; Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras; Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura.

O método analítico de aprendizagem na alfabetização, como também é conhecido trata desse processo como algo muito maior que a decodificação de letras e sílabas, ele trata do reconhecimento das palavras e orações como um todo, para depois tratar dos componentes (FERREIRO & TEBEROSKY 1995, P. 19).

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

primeiro. as consoantes mais fáceis de ser ensinadas são aquelas que são fáceis para pronunciar e sustentar o som por um determinado.

PILARES ESSENCIAIS PARA ALFABETIZAÇÃO

  • A aquisição de vocabulário.
  • A compreensão.
  • O conhecimento das letras do alfabeto.
  • A consciência fonológica.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros, com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao ...

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Silábico. Da sílaba (consoante+vogal), chega-se a construções mais complexas, apoiando-se em cartilhas com desenhos ou palavras-chave associadas. O método valoriza o desenho correto das letras, priorizando caligrafia, ortografia, cópia, ditados e formação de frases.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.