Quais são os três períodos que compõem a Pré-História?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Ela se divide em três períodos: Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. Neolítico – Idade da Pedra Polida - 10 mil a 5 mil anos a.C. · Idade dos Metais – 5 mil a 4 mil anos a.C.

Paleolítico: de 2,6 milhões de anos atrás até 10.000 a.C. Mesolítico: entre 13.000 a.C. e 9000 a.C. Neolítico: entre 10.000 a.C. e 3000 a.C.

O período Neolítico ocorreu do ano 7000 a.C. até 2500 a.C., sendo conhecido também como período da Pedra Polida. Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele.

As principais características do Neolítico são: sedentarização, produção agrícola, uso da pedra polida e surgimento das primeiras cidades. A agricultura possibilitou o aumento na produção de alimentos, o que provocou aumento populacional.

A Pré-História é, basicamente, dividida entre Paleolítico, Mesolítico (período intermediário) e Neolítico.

Tradicionalmente, os historiadores dividem a História em cinco grandes períodos: Pré-História, Idade Antiga ou Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura. O grande feito do período Neolítico foi a sedentarização do homem e o desenvolvimento da agricultura.

A atividade agrícola possibilitou a sedentarização dos grupos humanos no período neolítico. E o aumento da oferta de alimentos, com nutrientes resultou em um grande crescimento populacional nesse período.

O Paleolítico é a primeira fase periódica da história, com início há cerca de 2.5 milhões de anos e final em 10.000 a.C. Essa época foi marcada pelo desenvolvimento da comunicação oral e escrita, criação dos primeiros utensílios de pedra e manuseio do fogo pelo homem.

O Paleolítico foi o primeiro período da Pré-História e é caracterizado pelos primeiros grupos humanos consumindo o que estavam à disposição na natureza. Por isso, a caça, a pesca e a coleta eram atividades essenciais para a sobrevivência.

Paleolítico

A Era do Paleolítico, entre um e dois milhões de anos atrás, foi testemunha da utilização inédita do fogo pelo homem. Nesta época, alguns já moravam em cavernas e vestiam-se com peles de animais, que anteriormente poderiam ter servido como alimento.

O Neolítico é o período mais importante da história e um dos mais desconhecidos do grande público. Com a adoção da pecuária e da agricultura foram criadas as primeiras cidades, nasceu a aristocracia, a divisão de poderes, a guerra, a propriedade, a escrita, o crescimento populacional...

Relativo ao período da pré-história caracterizado pela pedra lascada intencionalmente para ser usada como arma ou como ferramenta.

O período Neolítico foi uma fase da Pré-história, anterior ao advento da escrita, de grandes transformações. O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem.

A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.