Quais são os três perfis básicos de investidor?

Perguntado por: amoreiras3 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

Existem três perfis de investidor, o conservador, o moderado e o arrojado.

Vamos aos exemplos:

  • Ações de empresas.
  • Cotas de Fundos Imobiliários.
  • ETFs.
  • Câmbio e criptomoedas.
  • Contratos futuros.
  • Contratos de derivativos.
  • Fundos de Investimento Multimercados.
  • Fundos de Ações.

O perfil de investidor é o resultado de uma análise das suas características em relação a investimentos, e principalmente ao risco envolvido. Simples de ser descoberto através de algumas questões, o perfil de investidor serve para indicar a carteira de investimentos mais adequada para você.

O perfil do cliente é caracterizado pela definição do comprador ideal de uma empresa. Para elaborá-lo, é preciso levar fatores culturais, sociais, pessoais e profissionais em consideração. Além disso, também é preciso avaliar duas perguntas importantes: quem você quer que compre a sua solução?

Prioriza a preservação do capital e tem baixa tolerância a perdas. Assume poucos riscos que possam comprometer seus investimentos. Suporta muito pouca oscilação nos investimentos.

O perfil de consumidor é um compilado de características, valores e comportamentos influenciados por fatores sociais, psicológicos, culturais e pessoais que compõem um determinado público. Ele serve como um guia, que te auxiliará a descobrir o que seus clientes desejam receber ao comprar na sua empresa.

Quais os 5 investimentos mais seguros e rentáveis?

  1. Tesouro Direto. Uma das principais opções de investimento seguro e rentável é o Tesouro Direto. ...
  2. Certificado de Depósito Bancário. ...
  3. Letras de Crédito. ...
  4. Letras de Câmbio.

Entre as melhores formas de investir dinheiro por meio de investimentos com maior rentabilidade que a poupança, estão: Tesouro Direto, CDBs, LCI, LCA, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários (FIIs), CRIs/CRAs, investimento em ouro e as melhores ações na Bolsa de Valores.

O investimento é uma aplicação de dinheiro que o faz render. Nada mais é do que produtos oferecidos por instituições financeiras, como bancos. Esse produto oferece algo em troca: quando você investe, você adquire algo e, principalmente, o seu valor e sua valorização.

Quem são os maiores investidores do Brasil?

  • Luiz Barsi Filho. Talvez ele seja a maior unanimidade em quase todas as menções de grandes investidores brasileiros. ...
  • Lírio Parisotto. ...
  • Luiz Alves Paes de Barros. ...
  • Victor Adler. ...
  • Guilherme Affonso Ferreira.

São profissionais que aplicam dinheiro seu ou de outras pessoas em ações, títulos públicos, opções, commodities, fundos de investimentos e outros produtos financeiros.

Já os investidores comuns são todas as pessoas que tenham qualquer valor aplicado em investimentos financeiros de modo geral. Por exemplo, caderneta de poupança e títulos do Tesouro Nacional.

O investidor moderado é uma pessoa que ainda mantém forte interesse pela segurança, mas está disposta a abrir mão de parte dela às vezes para ter retornos melhores. Isso significa que alguém moderado pode, eventualmente, investir em algo mais arriscado do que os investimentos conservadores.

Pessoas com perfil moderado gostam de balancear as coisas, nada demais, nem de menos. Nos investimentos, gostam de combinar diversos produtos, buscando aproveitar o melhor de cada um, seja sua segurança, ou um possível ganho acima da média.

A sigla CDB significa Certificado de Depósito Bancário. Esses títulos nominativos são vendidos como forma de captação de recursos. Funcionam como um empréstimo que o investidor faz a um Banco em troca de uma remuneração, que pode ser prefixada ou pós-fixada.

Para as pessoas físicas, o critério essencial de como se tornar investidor qualificado é a renda anual, ou, alternativamente, seu patrimônio líquido. Segundo a Instrução CVM nº 554/2014, investidor qualificado é a pessoa física que investe mais de R$ 1 milhão, declarando por escrito.

3. Perfil de investidor arrojado ou agressivo

ConservadorModeradoArrojado/Agressivo
Prioriza a segurançaAceita algum riscoRentabilidade acima da segurança
Pouco ou nenhum conhecimentoJá fez investimentosExperiente ou profissional do mercado
Foco no curto prazoVisa o médio e longo prazoNão há prazo definido

Os melhores investimentos para o perfil conservador são aqueles mais seguros. Isso porque os investidores conservadores, geralmente, não gostam de correr riscos, preferindo ativos com menos volatilidade. Um detalhe importante sobre os investimentos é que existe uma relação entre risco e retorno.

De forma resumida, o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) garante o pagamento ao credor caso a instituição financeira coberta pelo fundo não consiga honrar com seus compromissos, em casos de decretação de intervenção ou liquidação extrajudicial.

A API é obrigatória para todos os produtos e serviços de investimentos? Não. Alguns produtos e serviços classificados com baixo risco para o investidor, não precisam de API prévia, a exemplo da conta poupança.