Quais são os três níveis de leitura?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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37) existem três níveis básicos de leitura: nível sensorial, emocional e racional. Cada um desses três níveis corresponde ao modo de aproximação do objeto lido.

Fases de leitura no Processo de Alfabetização

  • Logográfica. Inicialmente, a criança processa as palavras da mesma forma que qualquer outro objeto visual ou símbolo e os reconhece instantaneamente. ...
  • Alfabética. ...
  • Ortográfica.

A criança em seu processo de alfabetização passa basicamente por três grandes níveis: o pré-silábico, o silábico e o alfabético. Dentro destes níveis principais de leitura e escrita encontramos uma série de por menores que ajudam a identificar em que fase o aluno se encontra.

Em Coracini (2005), temos novamente uma abordagem das três principais concepções de leitura: tradicional (leitura encarada como decodificação), interacionista (autor-texto-leitor) e discursiva.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional.

Saiba como calcular a velocidade da leitura

  1. Escolha o trecho de um livro de sua preferência;
  2. Marque um minuto no relógio;
  3. Inicie o cronômetro e comece a ler;
  4. Quando o tempo de 1 minuto encerrar;
  5. Conte o número de palavras lidas.

– Silábico-alfabética:
Como o próprio nome sugere, durante essa fase a criança passa pela transição da etapa silábica para a alfabética. É durante essa fase que a criança começa a entender que as sílabas possuem mais de uma letra.

Níveis de escrita – pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético

  • Nível pré-silábico: desenhos e rabiscos de letras.
  • Nível silábico: correspondência e organização.
  • Nível silábico-alfabético: relacionando sílabas e letras.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

O padrão de leitura poderia ser identificado como silabado (Ex: O me-ni-no sa-iu de ca-sa), pausado (com prolongamentos entre as palavras) ou fluente (sem pausas grandes, com contorno prosódico).

A leitura pode ser em silêncio ou em voz alta, assim como ter certos enfoques particulares, como a rapidez na procura por uma informação ou a captação e compreensão daquilo que se lê, diversificando-se os tipos de leitura, dependendo do foco ao qual esteja destinado e inclusive do assunto que é tratado.