Quais são os três níveis da personalidade?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Três níveis de consciência são: consciente, pré-consciente e inconsciente.

A partir das respostas dos questionários, os especialistas apontaram os cinco traços básicos de personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura a novas experiências, simpatia e conscienciosidade. Depois de desenvolver novos algorítmos, surgiram quatro tipos de personalidades.

A personalidade se estrutura em três fatores: a estruturação genética(hereditariedade),as influências do meio(ambientais) e a maneira como a própria pessoa interpreta os eventos a sua volta, com base em suas experiências passadas e que são manifestas por seus comportamentos.

Em 1923, Freud desenvolveu um modelo estrutural da personalidade, organizando o aparelho psíquico em três estruturas: ID, ego e superego. Cada uma delas é responsável por um aspecto da personalidade humana, regendo a interação do indivíduo com outras pessoas.

Muitos psicólogos contemporâneos acreditam que existem cinco dimensões básicas de personalidade, muitas vezes referidas como os "Cinco Grandes" traços de personalidade. Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

O Id é a fonte de nossa energia psíquica, e representa a nossa libido. O Ego é desenvolvido a partir do nosso Id e tem o intuito de tornar nossos impulsos efetivos, como se fosse nosso princípio de realidade. O Superego é a parte moral da mente humana e age de acordo com os valores da sociedade em que vivemos.

O conceito de desenvolvimento da personalidade, para Freud, ocorre em sete fases: oral, anal, fálica, latência, adolescência, maturidade e velhice. Afirmando que em cada fase, a pessoa deve aprender a resolver certos problemas específicos, originados do próprio crescimento físico e da interação com o meio.

Além da hereditariedade, as questões ambientais também exercem influência na formação e definição das nossas características. São duas forças atuando na formação da personalidade das pessoas. Nenhuma é predominante e ambas atuam em conjunto para que os traços de comportamento se manifestem”, conta Anjos.

Como já citado anteriormente, existem quatro temperamentos: colérico, melancólico, fleumático e sanguíneo.

Na nossa listagem acima, você pode ter reparado que a personalidade ISFJ – O Defensor não apareceu. De acordo com pesquisas realizadas nos Estados Unidos, este é o tipo mais comum, sendo aproximadamente 13% da população mundial.

INFJ

INFJ é um tipo psicológico da teoria MBTI.
Esse tipo é considerado a personalidade mais rara entre todos os outros tipos, dentro das tipologias de Jung.

Nas últimas décadas, os psicólogos chegaram a cinco traços de personalidade que podem ser utilizados para caracterizar todos os indivíduos:

  • Abertura;
  • Escrupulosidade;
  • Extroversão;
  • Amabilidade;
  • Neuroticismo.

Confira quais são os cinco fatores:

  • Abertura à Experiências (Openness);
  • Conscienciosidade (Conscientiousness);
  • Extroversão (extraversion);
  • Agradabilidade (Agreeableness);
  • Neuroticismo (Neuroticism).

No Brasil, os cinco fatores básicos desse modelo têm sido chamados de Extroversão, Neuroticismo, Socialização, Realização e Abertura à experiência, embora a literatura internacional tenha apontado algumas divergências em relação aos nomes.

Para que serve o estudo das 12 camadas da personalidade? A teoria das 12 camadas descreve em que etapa da vida nos encontramos. Com este reconhecimento, podemos identificar as causas de nossos sofrimentos e o nosso principal objetivo ou motivação na vida.

A expressão alter ego é uma outra personalidade de uma mesma pessoa podendo ser um amigo ou alguém próximo em que se deposita total confiança. O que é o Superego: Superego é o aspecto moral da personalidade do indivíduo, de acordo com a Teoria da Psicanálise de Sigmund Freud.

Os transtornos do Grupo A (paranoide, esquizoide, esquizotípico) são agrupados como estranhos ou excêntricos, ao passo que os transtornos do Grupo B (antissocial, emocionalmente instável, histriônico, narcisista) são agrupados como dramáticos e impulsivos e os transtornos do Grupo C (evasivo, dependente, obsessivo- ...