Quais são os três níveis da administração pública do Brasil?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 24 de abril de 2023
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A administração do Estado brasileiro é dividida em três níveis de governo: federal, estadual e municipal. Todos os estados (incluindo o Distrito Federal) e os municípios são membros da Federação – estes últimos a partir da Constituição de 1988 – e, assim, tem suas administrações com diferentes níveis de autonomia.

A Administração Pública é dividida em administração direta e indireta. A administração direta é composta pelos órgãos diretamente ligados aos entes da federação: União, estados, Distrito Federal e municípios. A administração indireta é feita por órgãos descentralizados e autônomos, mas sujeitos ao controle do Estado.

Os níveis administrativos são divididos em 3 níveis: estratégico, tático e operacional. No nível estratégico a competência é traduzir as incertezas de um mercado dinâmico,traçando metas e objetivos para a empresa.

Níveis de planejamento e as Funções do Processo Administrativo. Há três níveis ou tipos de planejamento organizacional e são classificados em Estratégico, Tático e Operacional. Distinguem-se basicamente pelo prazo das ações a serem desenvolvidas, a abrangência dos planos e o seu conteúdo.

O personagem mais importante que sistematizou e divulgou essas ideias foi o engenheiro francês Henri Fayol (1841-1925), um dos integrantes da escola clássica da administração.

Esferas: União, Estados e Municípios
Nesse contexto, apenas o país como um todo, a República Federativa do Brasil, possui soberania. Entretanto, todos os entes das três esferas possuem autonomia político-administrativa, de forma que não possuem hierarquia entre si.

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

A Administração Pública brasileira passou por três fases distintas sendo que no período da colonização à Era Vargas, há predominância da administração patrimonialista; durante a vigência da Constituição Federal de 1934, a burocracia; e enfim já na Constituição Federal de 1988, a existência da gerencial.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.

Os elementos da Administração Pública são as pessoas jurídicas de direito público e de direito privado por delegação, órgãos e agentes públicos que exercem a função administrativa. São poderes da Administração Pública: vinculado ou regrado, discricionário, hierárquico, disciplinar, regulamentar e o de polícia.

Na organização da administração pública podem ocorrer três fenômenos: centralização, descentralização e desconcentração. A centralização trata-se da AP Direta, configurada pela União, Estados, Municípios e Distrito Federal.

Os níveis hierárquicos de cargos representam a forma como pessoas e atividades devem se relacionar. Trata-se de uma definição estratégica, porque ajuda a determinar o escopo de trabalho. Sendo assim, organizam-se os níveis em três grandes esferas: estratégico, tático e operacional.

Nível hierárquico é uma escala que faz a classificação de posicionamentos que vão do nível mais inferior ao superior. Pode representar hierarquias, graus ou posições e é utilizado para inúmeras finalidades.

É o nível mais elevado da hierarquia, compreendendo, conforme afirmei acima, presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula, que compõem a alta administração, o que faz com que este nível administrativo seja o mais elevado da organização, uma vez que são eles que tomam as principais decisões da empresa e ...

Nível Estratégico
Nesse nível é definido o objetivo global da organização a partir da análise do comportamento do consumidor – mais especificamente seu público-alvo, da realidade do mercado em que se encontra – de maneira geral, e, também, da sua posição nesse mercado diante da concorrência.

A Formulação da estratégia. A formulação de estratégia pode ser desdobrada em três níveis (Kotler, 2000): corporativo, empresarial ou da unidade estratégica de negócio (UEN) e funcional.

Quem pertence ao nível estratégico de uma organização tem o papel de decidir os objetivos globais da empresa, as tendência do mercado e sua situação financeira, além da influência para a organização.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.