Quais são os três níveis da administração?

Perguntado por: equarteira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Para isso, você precisa entender os principais níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional, que se diferenciam no prazo das ações, nos níveis hierárquicos envolvidos e como cada planejamento influencia no resultado geral da organização.

Em toda organização são necessários três níveis de administração, decisão e operação para que tudo flua com êxito. O objetivo é alcançado através de um planejamento, ou seja, se preparar para alcançar o sucesso, o que otimizaria recursos e tornaria sua aplicabilidade mais eficiente.

Jules Henri Fayol
Com isso em mente, Fayol criou a Teoria Clássica da Administração que dividiu as funções do administrador em: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar. Ele acreditava que isso aumentaria o nível de domínio profissional, melhorando a produção.

Conheça 6 tipos de Administração e suas diferenças

  • 1 Clássica.
  • 2 Neoclássica.
  • 3 Sistêmica.
  • 4 Burocrática.
  • 5 Relações humanas.
  • 6 Contingencial.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Enquanto o planejamento estratégico ocorre em um nível geral, envolvendo a empresa como um todo, o planejamento tático tem uma abrangência departamental. Assim, as estratégias do plano tomam forma setorizadas por cada setor.

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional.

Nível Gerencial
Trata-se do nível administrativo, responsável por articular internamente o nível institucional com o nível técnico da organização. Este é o nível do meio de campo, composto pelos gerentes e no qual as decisões são tomadas em um grau mais baixo do que as decisões institucionais.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas: Estratégico; Tático; Operacional.

Dessa forma, podemos observar que há três níveis de objetivos organizacionais: estratégicos, táticos e operacionais.

Gestão operacional é a área da administração encarregada da coordenação e do gerenciamento das operações desenvolvidas por uma empresa.

O nível operacional é executado pela equipe de profissionais na empresa em sua rotina diária. Assim, tem como objetivo colocar em prática o que foi proposto no Planejamento Tático em um curto período de tempo (geralmente entre 3 meses e 1 ano).

O terceiro setor é formado por organizações de interesse público e ONGs, que têm o objetivo de trazer benefícios à sociedade através de ações e trabalhos voltados para causas como saúde, meio-ambiente, educação e outros temas.

A Administração se divide, modernamente, em cinco áreas: Finanças, Administrativo, Marketing, Vendas ou Produção,Logística e Recursos Humanos.